CPS vai compartilhar laboratórios com Faculdade da Santa Casa

Acordo entre instituições prevê visitas técnicas de alunos e professores de cursos da área de saúde das Etecs e Fatecs

ter, 13/03/2018 - 12h03 | Do Portal do Governo

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, assinou um acordo de cooperação com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A parceria envolve a realização de intercâmbio de visitas técnicas de alunos em laboratórios, projetos de pré-iniciação científica, cursos de capacitação para professores e ações sociais para a população.

Participaram da cerimônia de assinatura, na última quinta-feira (8), o presidente da Fundação Santa Casa de São Paulo, José Cândido de Freitas Júnior, o diretor da Faculdade de Medicina, Paulo Carrara de Castro, o superintendente da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, Shenjiro Kinokawa, o diretor dos cursos superiores de Tecnologia, Homero José de Farias e Melo, e o supervisor de Estágios, Bergman Nelson Sanchez Munoz.

“Além de permitir novas experiências na formação profissional de alunos das duas instituições, a iniciativa trará benefícios para as comunidades que serão atendidas com ações de prevenção e cuidados com a saúde”, explica Laura Laganá.

Capacitação

O acordo prevê visitas técnicas de alunos e professores de cursos da área de saúde das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em laboratórios da Faculdade da Santa Casa nas áreas de anatomia, microbiologia, histologia e diagnóstico por imagem. Em contrapartida, os estudantes da Santa Casa terão acesso a laboratórios de mecânica e eletrônica de Etecs.

A iniciativa também pretende envolver alunos das duas instituições em campanhas de orientação e intervenção para promoção da saúde durante eventos abertos à comunidade, abordando temas como diabetes, alimentação saudável, hipertensão e higiene bucal.

Serão realizados ainda cursos de qualificação semipresenciais para professores do CPS na área de diagnóstico por imagem. Os temas são Extravasamento Cutâneo do Meio de Contraste, Medidas Práticas para Redução dos Riscos de Reações Adversas dos Meios de Contraste e Exames Radiológicos e seus Respectivos Meios de Contraste.

A proposta é capacitar 120 educadores até 2019. O primeiro curso já está com as inscrições abertas para 40 vagas. Professores de Etecs e Fatecs interessados devem se inscrever pela internet até o dia 27 de março.