Centro Integrado de Comando vigiará 24 horas entorno da Arena Corinthians

CICCR conta com videowall e mais de 30 pontos de observação

seg, 26/05/2014 - 13h02 | Do Portal do Governo

Para reforçar a segurança na capital durante a realização da Copa do Mundo, está em funcionamento desde sexta-feira, 23, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional. O CICCR vai operar a partir da Luz, no centro da cidade, 24 horas por dia, sete dias por semana, entre 10 de junho e 18 de julho, e funciona como um centro de coordenação da Operação de Segurança da Copa do Mundo, integrando e monitorando informações de pelo menos 41 órgãos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

Instalado em imóvel da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o CICCR conta com um videowall que recebe imagens de 30 câmeras instaladas no entorno da Arena Corinthians, em Itaquera, e em outros pontos estratégicos, além de cinco Centros de Controle Móveis (três carretas e duas plataformas de observação elevada), para que a Polícia Militar monitore jogos e outros eventos relacionados à Copa.

“Exemplo prático: qualquer alteração no acesso ao estádio, na entrada das pessoas, na saída do estádio, é filmada. E tudo é acompanhado simultaneamente, para orientar a ação de segurança, de defesa, de trânsito, a partir deste Centro Integrado de Comando e Controle Regional”, explicou o governador Geraldo Alckmin em visita ao CICCR nesta segunda-feira, 26.

Já estão em funcionamento as salas de operações (NOC – Network Operations Center), de atendimento, de armazenamento de dados (Datacenter), de crise, planejamento, escolta e administração, além dos equipamentos do Centro.

Segundo o governador, serão quatro áreas importantes de atuação: de segurança e defesa, Defesa Civil e Bombeiros, agências e uma área de mobilidade e trânsito. “Estas áreas, com inúmero atores, sejam do Governo Federal, sejam do Estado, sejam do município, [trabalham em conjunto]”, comunicou Alckmin.

Legado da Copa para o Estado

Após a Copa do Mundo, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional ficará para o Estado de São Paulo, que terá sua administração compartilhada entre as Secretarias de Segurança Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional, tendo como um coordenador um delegado da Polícia Federal.

A respeito da parceria com o Governo Federal em ações para a Copa do Mundo, o governador Geraldo Alckmin disse que “este é um bom exemplo de um legado, porque foram investidos R$ 66 milhões pelo Governo Federal na área de tecnologia e R$ 2,5 milhões pelo Estado para reformar e adaptar todo o prédio. E tudo isto vai ficar para o Estado, porque a hora em que acabar a Copa do Mundo, o CICCR ficará como um centro de inteligência para o Estado. Aqui está um bom exemplo de legado na área da segurança pública e da Defesa Civil”.

Do Portal do Governo do Estado

photonews