Centro de Memória da Etec de Matão promove a história da unidade

Espaço exibe documentos e livros que possibilitam resgate histórico da escola, com mais de 30 anos de funcionamento

qua, 06/06/2018 - 12h44 | Do Portal do Governo

A partir desta semana, a Escola Técnica Estadual (Etec) Sylvio de Mattos Carvalho, de Matão, no interior paulista, conta com um novo espaço sobre mais de 30 anos de funcionamento da unidade. O Centro de Memória Professora Sandra Maria Matavelli reúne uma série de livros e documentos que retratam a trajetória da instituição.

Vale destacar que o local foi batizado em homenagem à ex-professora de inglês, língua portuguesa e literatura da Etec, falecida em 2015, uma vez que a docente foi uma das idealizadoras do projeto.

A Etec de Matão foi criada em 3 de junho de 1986 e passou a integrar a rede do Centro Paula Souza (CPS) em 1994. A unidade tem 880 estudantes, distribuídos entre o Ensino Médio e os cursos técnicos de Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Recursos Humanos, Administração na modalidade a distância, e nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Informática para Internet e Mecatrônica.

Com a construção de dois blocos e a obra de reforma e ampliação, a área construída passou de 3,3 mil metros quadrados para 5,1 mil metros quadrados, por meio do investimento de R$ 7,7 milhões na Etec.

Historiografia

O Centro de Memória da Etec de Matão é a 18ª iniciativa do gênero organizada pelo CPS, no momento em que comemora 20 anos do projeto de historiografia, que resultou na criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional.

Os demais espaços estão situados nas unidades de Amparo, Campinas (Bento Quirino), Capital (Carlos de Campos, Getúlio Vargas, Rocha Mendes e antiga sede do CPS), Franca (Júlio Cardoso), Limeira, Jacareí, Mirassol, Mogi Mirim, Orlândia, Penápolis, Pindamonhangaba, Santos (Dona Escolástica Rosa), São José do Rio Preto e Sorocaba (Fernando Prestes).