Centro de Convivência do Idoso é inaugurado na cidade de Floreal

Expectativa é atender cerca de 150 idosos com diversas atividades físicas e culturais

sáb, 22/08/2015 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Primeira-Dama Sebastiana Teixeira da Silva de Grande”, no município de Floreal, região de Fernandópolis, foi inaugurado neste sábado, 22, pelo governador Geraldo Alckmin. A expectativa é que o no local sejam atendidos cerca de 150 idosos.

O CCI é um espaço de socialização e lazer, onde os idosos podem frequentar e participar de diversas atividades físicas e culturais, cursos, atividades lúdicas e orientações na área da saúde, com o propósito de melhorar sua qualidade de vida. Trata-se de um instrumento de Proteção Básica, de caráter preventivo, que contribui para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo da população idosa.

“Aqui será a melhor parte da cidade, melhor esquina de Floreal, ponto de encontro, de atividades de entretenimento, de convivência, de lazer, de ginástica, de geração de renda. Muitos cursos podem ser dados aqui, um centro importante para a sociedade”, disse o governador Geraldo Alckmin. 

O Governo do Estado de São Paulo está investindo sistematicamente na ampliação da rede socioassistencial, buscando fazer de São Paulo o primeiro Estado Amigo do Idoso. Para este equipamento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o foram investidos R$ 250 mil para obras. A Prefeitura será responsável pela manutenção do equipamento e cadastro dos beneficiários.

Programa São Paulo Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o Programa São Paulo Amigo do Idoso é executado por 11 Secretarias de Estado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. Muitas iniciativas estão em curso, como o Cartão AtivIdade (Esporte); Melhor Viagem (Turismo); Selo Hospital Amigo do Idoso, Centros de Referência do Idoso, Hospitais de Cuidados Continuados (Saúde); Vila Dignidade (Habitação); e implantação de Centros Dia e de Centros de Convivência do Idoso (Secretaria de Desenvolvimento Social).

O Cartão Amigo do Idoso é outra ação do programa, lançado em março de 2013. O benefício mensal de R$ 100 é direcionado a idosos com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo. Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e não ser atendido nos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Há ainda o Fundo Estadual do Idoso gerido pelo Conselho Estadual do Idoso. Ele se destina a financiar programas e ações voltadas à pessoa idosa, com objetivo de assegurar direitos sociais e criar condições para promover autonomia, integração e participação efetiva dos idosos na sociedade. O contribuinte pode ser pessoa física ou jurídica, podendo deduzir 6% e 1% do Imposto de Renda respectivamente.

Para completar, o programa também tem o objetivo de fazer de São Paulo o primeiro Estado Amigo do Idoso. Para isso, criou o Selo Amigo do Idoso, constituído com o objetivo de estimular os municípios, entidades públicas e sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. São eles: Selo Inicial, Selo Intermediário e Selo Pleno. De acordo com boas práticas públicas voltadas aos idosos, o Selo certificará municípios paulistas, órgãos da administração direta e indireta e entidades públicas e privadas integrantes do Programa.

Do Portal do Governo do Estado