CDHU atenderá mutuários com prestações atrasadas em Mira Estrela

A meta é diminuir os percentuais de inadimplência em todos os municípios do Estado

sex, 24/08/2007 - 20h01 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 25, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), realizará plantão de atendimento em Mira Estrela, Região Administrativa de São José do Rio Preto. O objetivo é agilizar a regularização de dívidas dos mutuários que estão com prestações atrasadas.

Em Mira Estrela, a CDHU tem 387 contratos ativos, no entanto, 22 deles estão com mais de três prestações atrasadas, o que representa um índice de 12,64% de inadimplência. Para facilitar a negociação com esses mutuários, a equipe técnica da Companhia fará plantão na Câmara Municipal, Rua Manoel Estrela Matiel, n° 701. O horário de atendimento será das 9 horas às 16h30.

A meta é diminuir os percentuais de inadimplência não apenas em Mira Estrela, mas em todo o Estado e aumentar a arrecadação. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas para recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos inadimplentes. Os resultados têm sido positivos. Em abril, a CDHU atingiu o menor índice de inadimplência dos últimos três anos, fechando o mês com 23,3%. No início de 2007 esse número era de quase 30%.

Essas medidas fazem parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros das prestações em atraso de 12% para 3% ao ano. Além disso, o mutuário pode parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar o valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para quitar ou reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode ser usado também para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo com a renda familiar. Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora.

Os mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre o financiamento, emissão de boletos de prestações, cálculo do parcelamento da dívida, acordos e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Superintendência de Comunicação Social da CDHU

(R.A.)