Casa Modelo: projeto sustentável para construções da CDHU

Unidade habitacional oferece série de aperfeiçoamentos tecnológicos para tornar a moradia mais segura e econômica

qua, 11/04/2018 - 19h11 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) é um dos destaques da Feicon Batimat 2018 – 24º Salão Internacional da Construção e Arquitetura, por meio de um projeto de moradia mais eficaz e econômico. A unidade de alvenaria, que atende famílias de baixa renda e é construída em até cinco dias, pode ser visitada durante o evento.

A Casa Modelo foi executada em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos e segue as diretrizes de qualidade da empresa. As principais características do projeto são:

– Azulejo até o teto nas áreas molhadas
– Pé-direito de 2,60m
– Estrutura metálica para o telhado
– Laje de concreto
– Piso cerâmico em todos os ambientes
– Área de serviço coberta
– Aquecedor solar
– Esquadrias de alumínio
– Aço galvanizado com pintura eletrostática

Sustentabilidade

No total, a unidade conta com 47,87m² e atende parâmetros da Caixa Econômica Federal. A obra traz uma série de melhorias para tornar a moradia mais confortável, segura e durável, proporcionando maior bem-estar a seus mutuários. O foco é a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente aliado a redução de custos. Portanto, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água e energia elétrica.

Confira os diferenciais dos cômodos:

– Corredores largos
– Espaço para girar cadeiras de roda
– Vãos de 90 cm
– Portas com 80 cm de largura
– Banheiros acessíveis
– Janelas em altura que permitam visão externa
– Lavanderia coberta

A casa da CDHU possui acessibilidade completa, que permite a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças.