Carreta do Programa Mulheres de Peito chega a Cruzália

Veículos vão atender mulheres a partir dos 50 anos, sem necessidade de pedido; desde 2014, carretas já realizaram mais de 140 mil exames

qua, 11/10/2017 - 19h43 | Do Portal do Governo

A cidade de Cruzália, na região de Marília, acaba de receber a carreta móvel do Programa Mulheres de Peito. O governador Geraldo Alckmin participou do primeiro dia de prevenção ao câncer de mama, nesta quarta-feira (11).

Os veículos oferecem mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

“Nós temos quatro carretas percorrendo todo o Estado de São Paulo. Acima de 50 anos de idade não precisa nem de pedido médico, pode fazer a mamografia e, se precisar, já faz na mesma carreta a ultrassonografia. Se tiver alguma suspeita já faz a punção e já vai pra análise. Depois disso, se precisar, já faz o tratamento”, explicou o governador.

Mulheres de Peito: Alckmin acompanha carreta móvel em Lutécia

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início de 2014, as carretas já realizaram mais de 140 mil exames, sendo 135.857 mamografias, 5.513 ultrassonografias de mama, 607 biópsias de mama e encaminharam 1.729 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. Também já percorreram cerca de 180 localidades em SP.

Durante a visita, Alckmin também anunciou a assinatura de R$ 150 mil para convênios com o município. A prefeitura recebe os recursos e fica responsável por licitar e acompanhar as obras.