Carreta da mamografia chega às cidades de Trabiju e Nova Europa

Veículos equipados com mamógrafo e ultrassom ficarão nas cidades para atender mulheres a partir dos 50 anos

sáb, 16/09/2017 - 16h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin acompanhou neste sábado (16) as chegadas da carretas-móveis do programa “Mulheres de Peito” às cidades de Trabiju e Nova Europa, na região de Araraquara. Os veículos, da Secretaria da Saúde, oferecem mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

“Nós temos quatro carretas que percorrem permanentemente os municípios do Estado de São Paulo, sobretudo os menores, pois os maiores contam com hospitais e demais unidades da rede. O objetivo é a prevenção do câncer de mama”, esclareceu o governador.

Os veículos permanecerão nos municípios até o dia 23 de setembro. Em Trabiju, na rua Gabriel Morales, s/n, Centro, próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Morales. Já em Nova Europa, a carreta ficará na Praça João Pessoa, s/n, centro, próximo a prefeitura.

Nas carretas podem ser feitos exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Mulheres que não tenham de 50 a 69 anos também podem realizar os exames, porém precisarão de um pedido médico. Esse pedido pode ser emitido pela rede pública de saúde ou pela rede particular.

Sobre o programa “Mulheres de Peito”

O programa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. “Se tiver alguma dúvida, alguma suspeita já faz o ultrasson, se precisar já faz a biopsia tudo aqui na carreta. Já manda pro anátomo patológico e se precisar a gente encaminha para o tratamento”, disse Alckmin.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas 133.652 mamografias, 5.487 ultrassonografias de mama, 601 biópsias de mama e encaminharam 1.699 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorreram 180 localidades em SP.