Capital pernambucana recebe mostra itinerante do Museu do Futebol

Exposição gratuita permanece em cartaz até 20 de maio; ação faz parte das celebrações do 10º aniversário da instituição

ter, 08/05/2018 - 20h43 | Do Portal do Governo

Em iniciativa inédita, a cidade de Recife sedia uma mostra gratuita e itinerante do Museu do Futebol. Ao todo, quatro capitais brasileiras, ainda neste ano, conhecerão parte da experiência que já contou com a visita mais de três milhões de pessoas em São Paulo. As outras três capitais serão divulgadas em breve pela organização.

Como parte das celebrações do 10º aniversário, o equipamento da Secretaria de Cultura do Estado realiza, pela primeira vez na história, um ciclo de exposições fora do território paulista. A mostra “Museu do Futebol na Área” está em exposição em Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão, até 20 de maio. Desde o início da exibição, em 25 de abril, foram mais de 7 mil visitantes.

A capital de Pernambuco recebe o conteúdo composto por oito módulos, seis dos quais reproduzem o acervo da mostra principal do Museu do Futebol. Duas seções, no entanto, são exclusivamente voltadas para a iniciativa.

Projeto

A concepção do modelo itinerante ocorreu com a participação de membros da equipe que desenvolveu o projeto original do museu, como os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, além do designer Jair de Souza e do artista multimídia Tadeu Jungle. Vale destacar que, na primeira etapa da itinerância a primeira etapa acumulou mais de 70 mil visitantes em cidades do interior paulista.

“É de extrema importância para a pasta levar parte do conteúdo e o conhecimento do Museu do Futebol para outros estados do Brasil, celebrando os dez anos da instituição essencial na preservação e resgate da história do país por meio do esporte”, ressalta o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello.

Com patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a exposição tem o apoio da Epson e da Urso Filmes. Em Recife, o projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Pernambuco, por meio da Empetur, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, e do Centro Cultural Cais do Sertão, bem como da prefeitura do município e da Globo Recife.

“Sabemos que os pernambucanos sentem grande orgulho por suas tradições e o futebol não está fora disso. Buscamos conversar com os times da capital e contamos com a colaboração de um especialista para que todos se sentissem em casa ao percorrer a exposição. Para nós, é um desafio e um crescimento sair de São Paulo e sentir a paixão pelo futebol em outras localidades”, explica Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.

Instalações

Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, o espaço foi concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela gestão.

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil2 que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, que aborda diversas questões ligadas à principal modalidade esportiva do Brasil.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O passeio está alicerçado nos seguintes eixos: emoção, história e diversão.

História

Com 440m², a mostra “Museu do Futebol na Área” aborda o esporte como parte da história e da memória dos brasileiros. Desse modo, alguns ambientes contam com informações sobre o futebol vivido em cada cidade da itinerância.

A Sala das Origens tem um vídeo e cerca de 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Na capital pernambucana, 16 imagens exibem o início da modalidade.

Na Sala Números e Curiosidades, composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, apresenta uma vitrine especial com três camisas dos grandes clubes de Recife. O espaço também possui frevos criados para os times, bem como frases de personalidades da literatura e música representados por meio das relações com o futebol.

A Sala das Copas do Mundo reconta todos os mundiais, de 1930 a 2014. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais é abordada paralelamente ao contexto político e cultural de cada período.

Já a Sala dos Gols e do Rádio relembra algumas locuções que marcaram época. Com interatividade, o visitante da exposição pode escolher o narrador ou o radialista e assistir a vídeos presentes em saladas mesmo nome na sede do museu.

O projeto conta, ainda, com uma instalação chamada “Versus”, criada especialmente para a iniciativa pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo.

Interações

A interação dos visitantes será reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia exclusiva da fabricante de eletrônicos que permite transformar os smartphones da família Moto Z, por exemplo, em uma câmera 360 graus, um projetor ou autofalante.

De acordo com Bruno Couto, head de Marketing da Motorola Mobility, as ações interativas são um dos destaques do projeto. “O futebol é uma paixão nacional e expressão da nossa cultura. Acreditamos que, por ser democrática, a modalidade tem o poder de conectar pessoas. Por isso, estamos muito felizes em poder levar a exposição para outros lugares do Brasil, principalmente por estar em cidades que fazem parte da nossa plataforma de marca #hellocidades”, ressalta.

Quem visitar a mostra poderá usar o celular, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto 360 Camera e baixar a imagem no site do Museu do Futebol. A tecnologia será oferecida ao público pelos educadores da exposição, responsáveis também por visitas monitoradas de grupos previamente agendados.

Pernambuco

Uma característica marcante na exposição é a inclusão de conteúdo especialmente pensado para representar o futebol local. Em Recife, a iniciativa teve consultoria do jornalista Cassio Zirpoli, autor do livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça”.

O escritor participou de levantamento sobre a cultura e o futebol local, com foco nos times mais populares do Estado. Além de uma vitrine com camisas dos times de Recife, a mostra frases de escritores renomados, como Ariano Suassuna e João Cabral de Mello Neto.

A representação do futebol em Pernambuco não fica restrita somente ao Recife. A exposição estará abrigada no Centro Cultural Cais do Sertão. Inaugurado em 2014, o espaço trabalha com o imaginário do sertão na cultura brasileira. Assim, a equipe do Museu do Futebol foi buscar referências do esporte também no interior do Estado.

Nesse contexto, há no projeto um espaço dedicado ao Museu do Futebol criado na comunidade indígena-quilombola de Tiririca dos Crioulos, na zona rural de Carnaubeira da Penha, na Serra do Arapuá.

Cotidiano

Além disso, o Museu abriga peças dos torneios de futebol entre os times da região, além de artefatos do cotidiano de antigos moradores. A exposição tem um vídeo especial sobre o encontro entre a sede do museu e o espaço no sertão pernambucano, ambos motivados pela mesma relação que une esporte, cultura e a memória afetiva dos brasileiros.

Localizado no Recife Antigo, o Centro Cultural Cais do Sertão está situado em um armazém da região portuária. Atualmente, o local é um dos equipamentos culturais mais visitados da cidade.

Além da mostra itinerante, o museu conta a história do universo sertanejo a partir da obra de Luiz Gonzaga, um dos principais artistas de Pernambuco. Em abril, foi inaugurado um prédio anexo, completando o projeto original de criação de um centro cultural mais completo na região. A exposição “Museu do Futebol na Área” será a primeira a ocupar esse espaço.