Capital e Grande SP: Projeto Guri tem vagas remanescentes para jovens

Para efetivar o cadastro, é necessário estar matriculado em uma escola regular e comparecer a um dos polos da iniciativa

sex, 22/02/2019 - 19h13 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, um dos maiores programas socioculturais brasileiros, conta com mais de 6,7 mil vagas remanescentes disponíveis em 46 polos. Desse modo, moradores da capital paulista e da Grande São Paulo podem aprender a tocar um novo instrumento em 2019.

Vale destacar que a ação, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, oferece cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, nos períodos de contraturno escolar.

De acordo com a assessora de Projetos Especiais do Projeto Guri, Deborah Lobo, é fundamental estimular a criação individual e coletiva dos jovens que participam da iniciativa. “Nossa ideia é potencializar a ousadia e o exercício criativo”, ressalta.

Critérios

Para efetivar o cadastro, é necessário estar matriculado em uma escola regular e comparecer a alguma unidade do projeto. Vale ressaltar que não é necessário ter conhecimento prévio em música nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

Na capital, o aluno do polo Julio Prestes, João André Pereira Nunes, de 18 anos, diz que integrar a ação é uma oportunidade incrível. “O Guri abre muitas portas. Tem bastante entrosamento entre os professores e os alunos. Acho isso demais”, revela.

Por meio do projeto, mais de 49 mil alunos são atendidos por ano em quase 400 polos de ensino, distribuídos pelo Estado. O objetivo é fortalecer a formação das crianças, adolescentes e jovens como sujeitos integrados, bem como difundir a cultura musical em sua diversidade.

Daine Monteiro, moradora de Herculândia, no interior do Estado, celebra que o filho integra o projeto há três anos. “Tem sido muito bom esse contato com a música, que só faz bem para as nossas crianças”, completa.

“O Guri me proporciona crescimento pessoal e musical. Do que mais gosto é de participar das apresentações musicais e interagir com os alunos”, explica o jovem Vinícius Ioti Rossi, ex-aluno de trombone do Polo Vinhedo e atual integrante do Grupo de Referência de Jundiaí.