Campanha “Respira e Viva” estará na Estação Santo Amaro da CPTM

Plantão será nos dias 10 e 11, coincidindo com o Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece no hotel Transamérica

sex, 07/09/2007 - 10h05 | Do Portal do Governo

A CPTM promoverá na segunda e terça-feira, 10 e 11, das 7 às 14 horas, a Campanha “Respire e Viva”, na Estação Santo Amaro, na Linha C (Osasco-Jurubatuba). O evento tem como objetivo orientar os funcionários e usuários sobre os malefícios causados pelo tabagismo, detectar e esclarecer a chamada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), além de divulgar que o tratamento, antes disponível só na rede particular, hoje é custeado pelo governo, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo informações do instituto de pesquisa Datasus, a DPOC, que engloba diversos males do aparelho respiratório, mata três brasileiros a cada hora. Ainda de acordo com as estatísticas, a doença é considerada a quinta causa de morte no Brasil.

Durante a campanha haverá atendimento por médicos pneumologistas e será possível fazer exames de espirometria, a fim de avaliar a função pulmonar, item fundamental no diagnóstico. Vale lembrar que serão examinados somente pessoas com mais de 40 anos, fumantes ou ex-fumantes, após passarem por uma triagem.

Na ocasião também serão entregues folhetos com informações sobre o tema, tudo acompanhado por especialistas em pneumologia, técnicos e profissionais de enfermagem. Depois de detectado um possível paciente, ele será avaliado e submetido a exame, recebendo esclarecimentos médicos no momento em que obter o laudo da análise feita na hora.

Médicos dão o exemplo

Estes dois dias da Campanha “Respira e Viva” coincidem com a realização do 62º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece de 7 a 11 de setembro, no Centro de Convenções Transamérica. Pela primeira vez no Brasil, um congresso médico de abrangência nacional escolhe o transporte público, neste caso os trens da Linha C, da CPTM, como meio de locomoção oficial. Os congressistas vão utilizar as modernas composições da linha paralela à Marginal Pinheiros para se deslocarem dos hotéis localizados na av. Berrini até o Transamérica.

A idéia dos organizadores, abraçada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, é evitar causar mais transtornos ao trânsito caótico da zona sul e incentivar o uso do transporte público sobre trilhos, que não polui e é de baixo custo. “Vamos ajudar a cidade, deixando de saturar as ruas com cerca de 50 ônibus e táxis que seriam necessários para o transporte de cerca de 3 mil pessoas esperadas nos hotéis da redondeza”, revela o médico cardiologista e membro da comissão de infra-estrutura do congresso, João Monteiro Ferreira.

Os organizadores já adquiriram antecipadamente 30 mil bilhetes da CPTM. No total, são esperados aproximadamente 7.500 participantes para os cinco dias de evento, entre cardiologistas (maioria) e profissionais da área de saúde. Além dos congressistas de outras cidades, os que moram na capital e Região Metropolitana também terão a opção de se deslocar com mais rapidez e conforto pelo trens da Linha C.

No período de feriado a CPTM estará com esquema especial, também para atender à demanda esperada durante o congresso. Além disso, a companhia instalará banners de boas-vindas, com os dizeres: “Para chegar ao 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia sem estresse o melhor remédio é a CPTM”, nas estações de embarque e desembarque: Berrini, Granja Julieta, Vila Olímpia e Santo Amaro. Os médicos também serão informados, por meio do sistema de sonorização das estações, que o local de desembarque para chegar ao Centro de Convenções Transamérica é Santo Amaro.

SERVIÇO

Estação Santo Amaro (Linha C)

Dias: 10 e 11/09 (segunda e terça), das 07h00 às 14h00

Av. das Nações Unidas,  s/nº

 

Da CPTM

(I.P.)