Vacinação contra febre amarela chega à linha 7-Rubi da CPTM

Ação acontecerá nas estações Piqueri e Pirituba; imunizar-se contra febre amarela é importante para prevenir formas graves da doença

qua, 13/02/2019 - 15h34 | Do Portal do Governo

Quem passar pelas estações de Piqueri e Pirituba da linha 7-Rubi da CPTM nesta quinta-feira (14) e ainda não tiver se vacinado contra febre amarela, pode aproveitar a oportunidade para se imunizar. A vacinação estará disponível nas estações entre 10h e 15h (Pirituba) e 10h e 15h30 (Piqueri).

Quem não conseguir se vacinar no dia, porém, terá outra oportunidade na próxima terça-feira (19), no mesmo horário. É importante lembrar que, para receber o atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação atualizada. 

A febre amarela é uma infecção viral transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti. A contaminação costuma ser maior entre os meses de dezembro e maio, por conta do aumento das temperaturas e das chuvas. Os principais sintomas incluem dores de cabeça e no corpo, febre, calafrios, náuseas, fadiga e vômitos.

A maioria das pessoas melhora depois dos sintomas iniciais, mas cerca de 15% dos pacientes desenvolvem a fase crítica da doença, que pode se manifestar com febre alta, icterícia, hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é a prevenção mais eficaz contra a febre amarela.

De iniciativa das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Zatt e Moinho Velho, a ação recebe o apoio da CPTM, que abre os espaços nas estações para a realização de atividades ligadas à promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.