Calendário destaca turismo étnico no Estado

Proposta foi discutida por representantes da comunidade negra e técnicos da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

qua, 05/09/2007 - 13h38 | Do Portal do Governo

Proposta de elaboração de um Calendário que contemple todas as manifestações culturais da raça negra foi bem aceita por integrantes de entidades em questão. Cerca de 15 representantes da comunidade estiveram reunidos, recentemente, com técnicos da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado para, juntos, atuarem neste segmento, cuja principal demanda é a divulgação.

“Após análise, resolvemos propor, em comum acordo com as entidades, a confecção de um Calendário que indique todas as festas, pontos gastronômicos, monumentos, manifestações religiosas, culturais, em suma, tudo que o Estado de São Paulo possa oferecer como atrativo étnico aos seus visitantes”, explica o secretário Claury Alves da Silva.

Por isso, a Coordenadoria de Turismo da Pasta já está encaminhando um questionário a todas as secretarias/diretorias de Turismo e Cultura dos 645 municípios paulistas para que indiquem quais as manifestações da cultura negra que acontecem em suas cidades. “De posse desses dados, o próximo passo consiste na compilação das informações que servirão de base para esta inédita publicação. Ainda não temos um nome definitivo para este  trabalho que está sendo estudado pelas entidades que compõem o setor”, disse o titular da Pasta.

Da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)