Caça-palavras ajudará alunos de 1ª série nas atividades de leitura

Governo vai enviar mais de 62 mil revistas para estudantes do interior

seg, 31/08/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação comprou 62.129 exemplares da revista “Coquetel Picolé” para alunos da 1ª série do Ensino Fundamental do interior de Estado. A iniciativa faz parte do Programa Ler e Escrever que trabalha o domínio da leitura e da escrita em crianças até os oito anos de idade.

A publicação oferece caça-palavras, palavras cruzadas e situações de lógica. “Materiais diferenciados como este são atrativos às crianças, que desenvolvem a leitura e o aprendizado de maneira prazerosa”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.

“A revista traz uma diversidade de atividades que podem apoiar a aprendizagem da leitura, escrita e da matemática”, diz Claudia Aratangy, diretora de projetos especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação FDE, órgão ligado à Secretaria de Educação. 

Além de “Coquetel Picolé”, os estudantes já recebem as revistas Recreio e Turma da Mônica. Cada aluno ganha um exemplar, que pode ser levado para casa para interação com os pais. “Esta é uma maneira de estimular o hábito da leitura no tempo livre e de promover divertimento sadio em família”, completa Claudia. 

Cantinho da leitura 

As revistas infantis fazem parte de um conjunto de materiais que a Secretaria oferece aos alunos. Nas salas de aula das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental funciona o “Cantinho da Leitura”. Cerca de 230 mil crianças, têm à disposição 2,2 milhões de livros, revistas e almanaques, além de globos terrestres e alfabetos “gigantes”.

O “Cantinho da Leitura” também faz parte do Programa Ler e Escrever e recebe investimento de R$28 milhões.

Apoio ao Saber 

Os 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio são beneficiados pelo Programa Apoio ao Saber. Cada aluno recebe três livros infanto-juvenis de escritores brasileiros, um Atlas Geográfico e um dicionário. Ao todo, são 9,9 milhões de livros, 3,3 milhões de dicionários e 3,3 milhões de Atlas. Esse material pode ser levado para casa. 

O projeto ainda inclui em sua lista obras exigidas nos vestibulares, como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. 

Da Secretaria da Educação