Bola da Vez leva 6 mil a praticar basquete e handebol

Atividade é desenvolvida aos sábados e domingos em 194 escolas estaduais da Grande São Paulo e Baixada Santista

sáb, 13/10/2007 - 10h14 | Do Portal do Governo

Uma parceria inédita entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Esporte, Lazer e Turismo tem levado desde o começo do ano mais de seis mil estudantes a praticar basquete e handebol regularmente. É o programa A Bola da Vez, adotado por quase duzentas escolas da rede estadual de ensino.

O principal objetivo do projeto é trabalhar a iniciação esportiva nessas duas modalidades olímpicas. Mas há outros benefícios. Longe das ruas, os jovens deixam de se envolver com drogas, violência e criminalidade. Por fim, a idéia é ampliar o rol de modalidades esportivas praticadas pelos jovens paulistas nas escolas.

As atividades são desenvolvidas aos sábados e domingos nas 194 escolas estaduais que fazem parte do programa. Há 89 núcleos de handebol e 105 de basquete espalhados por 32 municípios das regiões da Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista.

Para tirar o projeto do papel, a Coordenadoria de Esportes e Lazer, da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, resolveu utilização os materiais esportivos provenientes do programa Pintando a Liberdade. Os núcleos esportivos receberam ao todo 2.429 bolas – todas produzidas por internos da Penitenciária Nilton Silva, em Franco da Rocha.

Já a Secretaria Estadual da Educação, através da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) entrou com a estrutura do Programa Escola da Família, cedendo as instalações desportivas e os recursos humanos para desenvolver o programa. São 388 universitários que monitoram as atividades desenvolvidas pelos estudantes. Eles passaram por um rigoroso processo de capacitação com técnicos de seleções brasileiras, árbitros internacionais e professores que atuam nos principais clubes do Estado.

“O programa está tendo ótimos resultados, pois estamos dando oportunidade para que seis mil pessoas pratiquem modalidades olímpicas consagradas, que carecem de trabalho de base e de renovação, ao mesmo tempo em que potencializamos o emprego das bolas produzidas pelo Programa Pintando a Liberdade”, afirma Luiz Carlos Martins, coordenador do programa A Bola da Vez.

Manoel Schlindwein

(I.P.)