Baixada Santista terá Usina de Tratamento de Lixo

Municípios serão responsáveis por coletiva seletiva

qua, 22/07/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

Prefeitos e representantes das cidades da Baixada Santista se reuniram para a 124ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – CONDESB, que aconteceu na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM, para aprovar o Protocolo de Intenções pelas nove prefeituras da Baixada Santista.

Através deste protocolo, que vai ser assinado em até 30 dias, será definida a caracterização do lixo regional, os locais de melhor adaptação para implantação de uma Usina de Lixo e a modelagem econômica financeira para viabilizar o projeto, que tem a participação das Secretarias de Meio Ambiente, Energia e Saneamento; Economia e Planejamento e da Agência Metropolitana da Baixada Santista.

Os municípios ficarão responsáveis pela prestação de informações sobre resíduos sólidos domiciliares, comerciais e outros resíduos sólidos (varrição, feiras-livres, poda e manutenção de jardins); e sobre coleta seletiva, reciclagem, plano de gestão de resíduos e aterros utilizados pelas prefeituras. Depois será feito um levantamento sobre a viabilidade técnica para implantação de uma Usina de Tratamento de Lixo na Baixada Santista.

Foi discutida também a contratação de uma empresa de consultoria para fazer um levantamento sobre as tarifas cobradas pelos serviços essenciais (água, luz, telefone, transporte) nos prédios públicos das prefeituras, para que se possa negociar com as prestadoras de serviço uma média de valores para toda a Região Metropolitana.

Também será enviado ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem – um ofício para que seja incluído no Plano de Adequação, para privatização da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, os custos com a manutenção e iluminação dos trevos da Rodovia.

No dia 04 de agosto, uma nova reunião vai definir a aplicação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano para o segundo semestre de 2009.

da Agem