Atrações infantis animam abertura da campanha contra pólio

Governador Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participaram da campanha no Parque Villa Lobos

sáb, 25/08/2007 - 14h15 | Do Portal do Governo

Brinquedos infláveis, pinturas de rosto e distribuição de brindes para as crianças marcarão, neste sábado, 25, a abertura da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil no Estado. O governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participaram da campanha nesta manhã no Parque Villa Lobos.

“O atraso em outras vacinas poderá ser corrigido ainda nesta semana no posto se saúde mais próximo. É muito importante, porque não se trata apenas de vacina contra a polio, mas sim contra várias doenças”, destacou José Serra em coletiva.

Além das atividades lúdicas, as crianças contarão com a presença do medalhista do Parapan 2007 no basquete em cadeira de rodas, Erick Silva, e da jogadora da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, Mônica Andrade. Os dois atletas foram vítimas da poliomielite.

As atividades no Parque Villa Lobos aconteceram das 9h às 14h. Cerca de 20 mil postos estarão abertos das 8h às 17h para receber crianças com menos de cinco anos de idade. Cinqüenta e dois mil profissionais e 4,7 milhões de doses da vacina contra poliomielite estarão à disposição da população em todo o Estado.

A Secretaria pretende vacinar cerca de 3 milhões de crianças menores de 5 anos, 95% do total de 3,1 milhões de crianças nesta faixa etária no Estado.

A prevenção é o método mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma. O último caso de poliomielite registrado no Estado aconteceu em 1988, resultado dos bons índices de imunização alcançados. Mas a vacinação é importante para evitar que a doença reapareça, já que o vírus ainda circula em alguns países.

A vacinação contra paralisia acontece em duas etapas. A primeira foi em 16 de junho. Durante o dia de campanha, as crianças com a carteira de vacinação em atraso poderão receber também outras vacinas, como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

“A paralisia infantil é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação. Por isso é muito importante levar as crianças à unidades básicas de saúde. A imunização só se completa tomando as duas doses da vacina”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

O Parque Villa Lobos fica na avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 1.655 – Pinheiros, zona oeste da capital.

Amamentação – Durante a segunda fase da campanha de vacinação infantil, a Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Instituto de Saúde, fará um estudo em 96 cidades paulistas para verificar a incidência de aleitamento materno em São Paulo.

A Secretaria treinou em junho cerca de 200 profissionais de prefeituras destas 96 cidades. Eles é que entrevistarão mães. A intenção é traçar um diagnóstico da situação do aleitamento nas crianças com menos de cinco anos de idade. Esse diagnóstico auxiliará nas medidas implantadas ao longo de 2007 para melhorar os índices de aleitamento alcançados nos municípios.

Todas as cidades paulistas foram convidadas a participar. A lista inclui cidades da Grande São Paulo e das regiões de Sorocaba, Bauru, Marília, Barretos, Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Vale do Ribeira e São João da Boa Vista.

“Com os números em mãos estas cidades podem elaborar melhor os seus planos para ampliar a amamentação materna”, afirma Sonia Isoyama Venâncio, coordenadora do projeto

Da Secretaria da Saúde