Após queda, número de veículos emplacados cresce no Estado

Crescimento da economia deu confiança para comprar veículo zero quilômetro; Alta foi de 8,4% no ano passado

qua, 02/05/2018 - 16h34 | Do Portal do Governo

O número de veículos novos emplacados voltou a crescer em todo o Estado de São Paulo após acumular quedas consecutivas desde 2013. De acordo com o Detran.SP, a alta foi de 8,4% no ano passado em comparação com 2016. No total, foram 767.708 unidades.

Automóveis, caminhões e reboques foram os que tiveram os melhores índices, registrando um aumento de, respectivamente, 10,2%, 10% e 9,8%. Só na capital paulista, os emplacamentos tiveram crescimento de 8,7% no ano passado com 242.878 novas unidades.

“O Detran.SP trabalha constantemente para melhorar seus processos e serviços. Com a modernização das unidades pelo Estado de São Paulo, todo o processo de emplacamento dos veículos ficou mais ágil para o cidadão”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Maxwell Vieira.

Além disso, o crescimento da economia nacional foi um dos grandes responsáveis pelo aumento registrado. Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o desempenho foi favorecido pela confiança do consumidor e pela queda do desemprego e das taxas de juros.

Em 2017, o Brasil registrou alta de 25,2% (cerca de 2,7 milhões) na produção do setor. Esse cenário, dessa forma, facilitou a expansão do crédito para aquisição de veículos zero quilômetros ao longo do ano.

Lacração

Os usuários podem procurar o serviço do Detran.SP após a emissão do documento do veículo. Pelo site do órgão, é possível consultar informações e valores.

Algumas unidades pedem agendamento e o emplacamento deve ser acompanhado do proprietário do veículo ou por meio de um procurador. Vale lembrar que o cidadão deve apresentar o documento do veículo e um documento de identificação com foto (RG, por exemplo).