André Brasil, atleta paralímpico de São Paulo, quebra recorde mundial e conquista o ouro em Londres

O nadador iniciou sua carreira nas Paralimpíadas Escolares em 2006 no Time de São Paulo

sex, 31/08/2012 - 17h56 | Do Portal do Governo

O nadador brasileiro, André Brasil, integrante da equipe de atletas paralímpicos que representam o Estado de São Paulo, conquistou nesta sexta-feira, 31, a sua segunda medalha nos Jogos Paralímpicos de Londres e a segunda de ouro do Brasil na competição. 

André Brasil concedeu uma entrevista ao Portal do Governo no mês de abril (assista ao vídeo) falando do sonho de conquistar o ouro em Londres. E ele foi mais além, depois de garantir a prata nos 200m medley na quinta-feira, o brasileiro fez o melhor tempo dos 50m livre, quebrou o recorde mundial e ficou com o ouro na categoria S10.

André, que teve paralisia infantil aos 6 meses de idade, começou a nadar para sua reabilitação. Chamou atenção pela primeira vez quando representava o Time de São Paulo nas Paralimpíadas Escolares em 2006. Hoje é um colecionador de medalhas e inspira futuros atletas.

O primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada foi conquistado com o nadador, também do time São Paulo, Daniel Dias, nos 50 metros livre na categoria S5 (quanto mais alto o algarismo, menor o grau de deficiência dos atletas). Ele venceu a prova e se animou com o tempo de 32s05, novo recorde mundial.

Outro destaque do time de atletas de São Paulo fica por conta da judoca Lúcia da Silva Teixeira, que deu início às vitórias nesta sexta-feira, 31, e levou a medalha de prata na categoria até 57kg.

Paralimpíadas Escolares

A Paralimpíada Escolar 2012, que vai acontecer entre 15 a 20 de outubro em São Paulo, é apontada como uma das principais bases de referência para a escolha de atletas de acordo com o Planejamento Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, objetivando a formação da equipe nacional para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. 

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, juntamente com as Secretarias Estaduais da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude serão as responsáveis pela formação da equipe paulista que representará o estado nesta competição, nas modalidades oferecidas.   

Do Portal do Governo do Estado