Baixada Santista tem ampliação de coleta e tratamento de esgoto

Geraldo Alckmin esteve em Itanhaém, onde inaugurou obras de saneamento que vão beneficiar mais de 36 mil moradores e turistas

sáb, 29/07/2017 - 14h14 | Do Portal do Governo

Mais de 36 mil habitantes da Baixada Santista, além dos turistas que visitam essa região, serão beneficiados com a ampliação da coleta e do tratamento de esgotos em três municípios do litoral: Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém. A obra foi entregue neste sábado (29) pelo governador Geraldo Alckmin, que visitou as cidades de Santos e Itanhaém. Em Santos, Alckmin inaugurou centro cultural e esportivo e anunciou a integração tarifária entre dez linhas municipais de ônibus e o Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT.

As obras na área de saneamento contaram com investimento de R$ 149 milhões e fazem parte do Programa Onda Limpa, o maior empreendimento de saneamento ambiental da costa brasileira, que tem como objetivo a melhora na balneabilidade das praias e qualidade das águas dos rios e córregos da região.

Ao todo foram implantados 130,8 Km entre redes de coleta e linhas pressurizadas, 11 estações de bombeamento de esgotos, além de 11.241 ligações domiciliares de esgotos. “Uma alegria estar aqui em Itanhaém, o município que nasceu três meses depois de São Vicente, então, aqui nasceu, praticamente, São Paulo. A cidade está ligada à história do Brasil. Aqui inauguramos as obras de esgoto, a coleta e emissários de tratamento. Emissários submarinos que atendem Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande”, afirmou Geraldo.

Durante a visita à cidade de Itanhaém, o governador também reinaugurou a Praça “Ângelo Guerra”, que passou por obras de revitalização. O investimento na reforma totalizou cerca de R$ 651 mil. Com a repaginada, a praça ganhou novo paisagismo e iluminação ornamental, além de palco e quiosques em alvenaria.