Alunos de Saúde Pública dão dicas de educação nutricional

Entre as informações, ensinam pela TV e Rádio USP o uso correto do sal

ter, 02/12/2008 - 12h10 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP), na capital, realizaram curtos programas para rádio e televisão, com dicas criativas de educação nutricional. Participaram da iniciativa 80 estudantes do terceiro ano: 40 do período diurno e a outra metade do curso noturno. Os primeiros gravaram pequenos programas de dois minutos que irão ao ar pela TV USP, enquanto que os alunos da noite encenaram peças (spots), de mesma duração, para veiculação na Rádio USP. Outra idéia para mostrar os programas é inseri-los no site da FSP, para download.

Todos os programas foram gravados com a ajuda de alunos e professores da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA) e supervisionados pelos profissionais da Rádio e da TV USP. A professora Ana Cervato, da FSP, informa que estão sendo editados e irão ao ar de acordo com a grade das duas emissoras. Assim que editadas, as peças serão também mostradas ao público no início de dezembro, na FSP.

Parceria inédita – Ana assegura que a ação conjunta das duas faculdades da USP (FSP e ECA) é inédita. “Tomara que estejamos dando início a outras ações futuras conjuntas entre mais unidades da USP”, espera a professora. Ela conta que os programas (oito para TV e oito para rádio) são uma forma diferente de ensinar a seus alunos como propagar a educação nutricional às pessoas. “A mídia é um método moderno e eficiente de mostrar nossas dicas”. Enquanto isso, os estudantes da ECA realizaram trabalho que tem tudo a ver com o curso.  

Os estudantes de Nutrição participaram de palestras com professores da ECA e técnicos da Rádio e TV USP. Depois, elaboraram o conteúdo (temas) dos programas, roteiro e pré-produção. A Rádio e a TV USP cederam também estúdio para gravação, equipamentos e profissionais. Entre as dicas que os programas passarão ao público estão o cuidado com o sal e a necessidade de as pessoas comerem frutas, verduras e legumes.

A professora Ana lembra que a realização dos programas, além de estreitar parcerias entre as faculdades da USP, vai aumentar a eficiência profissional dos alunos (FSP e ECA) e colaborar com a educação nutricional da população, para que se alimente melhor. 

Serviço

Faculdade de Saúde Pública da USP
Avenida Doutor Arnaldo, 715
São Paulo – SP – site www.fsp.usp.br

Otávio Nunes – Da Agência Imprensa Oficial