Alunos de Escola Indígena no Vale do Ribeira viram professores em aldeias

Atualmente, a Secretaria Estadual da Educação conta com mais de 40 unidades que promovem o ensino da cultura nativa

qui, 19/04/2018 - 15h41 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (19), o Dia do Índio é celebrado em todo o território nacional. Estima-se que 36% dos indígenas do território brasileiro vivam atualmente em áreas urbanas, segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai). Para fortalecer a identidade dos povos e ajudar cada membro das comunidades a continuar na sua aldeia, a Secretaria Estadual da Educação conta hoje com mais de 40 unidades de ensino indígena.

Entre as unidades de ensino, a E.E. Peguão TY, localizada na povoação de mesmo nome, no município de Sete Barras, na região do Vale do Ribeira, se destaca por oferecer tanto o Ensino Fundamental quanto o Médio, viabilizando que os alunos se formem sem sair da região de origem.

“Além de os estudantes não terem que se locomover até o centro da cidade, a cerca de 30 quilômetros da aldeia, isso possibilitou que cinco jovens que concluíram os estudos virassem docentes na própria escola ou em outras unidades estabelecidas em aldeias próximas”, explica Celso Aquiles, professor de Linguagem e Código da unidade.

É o caso de Flávio Dita Benites, que começa a lecionar neste ano letivo Ciências Humanas, História e Linguagem Materna após 13 anos de estudo na Peguão TY. “Para mim, é uma grande oportunidade poder ajudar outros alunos, além de ajudar a preservar nossos costumes e ainda permanecer perto da minha família”, explica.

Estrutura

O conteúdo aplicado nas salas de aula segue as diretrizes do currículo do Estado de São Paulo, além de incluir aulas específicas sobre cultura da própria aldeia e outras tribos, bem como do idioma Guarani. As disciplinas são ministradas na unidade por cinco professores diferentes.

A escola também conta com uma merendeira e um profissional de limpeza. “Temos um laboratório de informática para os alunos se conectarem com as novas tecnologias, sala de aula e de reuniões”, completa o professor.

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores disponibiliza um conjunto de 11 videoaulas sobre Histórias e Culturas Indígenas, conduzidas pelo professor Giovani José da Silva, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista no assunto e ex-aluno da escola pública do Estado de São Paulo.

A sequência temática e as sugestões de leitura, escolhidas de forma cuidadosa, trilham caminhos que apontam possibilidades diversas de se trabalhar as questões indígenas na sala de aula. As videoaulas estão disponíveis na internet.