Alunos de escola estadual aprendem a operar estação meteorológica

Unidade de São José do Rio Preto recebeu aparelho que mede temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar

sex, 15/06/2018 - 15h24 | Do Portal do Governo

Em um projeto inovador na cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, professores e estudantes da Escola Estadual Oscar de Barros Serra Doria operarão uma estação meteorológica. Recentemente, a unidade recebeu o equipamento, em iniciativa que integra o programa “Clima Escola”, desenvolvido por docentes da rede pública de Brasília.

Atualmente, a ação está presente em 20 instituições de ensino no Distrito Federal, cinco em Goiânia e outras cinco no Rio de Janeiro. Ao todo, cerca de 400 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da unidade paulista participarão das atividades.

Vale destacar que, a cada três minutos, o aparelho faz a medição de temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar. No fim de cada mês, os relatórios são compilados, por meio da produção de um backup.

Análises

Cada estação tem custo aproximado de R$ 300. Contudo, a escola estadual recebeu os equipamentos de forma gratuita. Todos os dados coletados serão debatidos em sala de aula, com a análise da geografia local e da variação da temperatura, bem como outros assuntos ligados à meteorologia.

As estações possuem uma placa “NodeMCU”, aparelho que faz as medições. No equipamento, há dois sensores, um capaz de medir a temperatura e a umidade relativa do ar. O outro mede a pressão atmosférica.

A unidade de São José do Rio Preto foi a primeira da rede estadual de ensino a receber a estação. Além disso, a previsão é de que duas unidades da região da Diretoria de Ensino também participem da iniciativa: em Potirendaba e Guapiaçu.