Alunos da Etec Heliópolis desenvolvem projeto que transforma bitucas de cigarro em papel

Bitucas passaram por tratamento químico que retirou o odor do tabaco e receberam sementes de flores e temperos

ter, 30/10/2012 - 10h03 | Do Portal do Governo

Três alunos da Etec de Heliópolis apresentaram durante a 6ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que encerrou no último dia 25 de outubro, um projeto inovador para a reciclagem de bitucas de cigarro, chamado “Sementuca”. O projeto transforma bitucas em papel tamanho A4 e foi desenvolvido no curso técnico de administração da escola.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A coordenadora do curso e orientadora do projeto, Taís Bisbocci, lembra que apenas instigou os alunos a observarem o que os incomodava na cidade. “Disse que eles precisavam fazer algo inovador, que agregasse ao currículo deles, expliquei que esse não era apenas um trabalho de conclusão de curso, mas uma iniciativa que eles levariam para o resto da vida”, afirmou Taís.

ASSISTA AOS VÍDEOS
Etecs geram oportunidades de emprego aos alunos 
Conheça a história da professora estadual Beatriz 
Via Rápida tem cursos gratuitos de capacitação     

Com a ajuda de uma professora de química, que acompanha os alunos na Escola Estadual onde estão matriculados, as bitucas passaram por um tratamento químico, que retirou o odor do tabaco e receberam sementes de flores e temperos. A ideia é que o projeto seja apresentado na Febraci (Feira Brasileira de Ciências de USP) e que, futuramente, o papel-semente possa ser plantado, tornando o projeto ainda mais sustentável.

Do Portal do Governo do Estado