Alunos da Etec criam alimentador automático para animais de estimação

Software permite dono visualizar dados e programar refeições para o animalzinho de estimação

qui, 11/02/2016 - 17h02 | Do Portal do Governo

Elias Yuri Máximo, Isaac Nobre Garcia e Rafael Antonio Vrech, alunos do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, desenvolveram o Alimentador automatizado para animais de estimação. O projeto participou da 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps, e foi selecionado para a 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Na prática, consiste em integrar um software ao alimentador, feito com materiais de baixo custo. No galão de água é depositada a ração seca do animal. Embaixo, um recipiente vai recebendo doses de comida conforme a programação do dono, sem que ele precise reabastecer manualmente o prato a cada refeição.

No programa de computador é que são registradas as configurações do animal; quantos gramas de ração devem ser liberados, quando e com qual frequência. Para ajudar nos cálculos, um sistema de monitoramento do pet registra os hábitos do bicho, ou seja, quantas vezes ele busca alimento e quanto ele come em um determinado período de tempo. Uma webcam registra os momentos e transmite a imagem para o desktop com os dados.

A partir da reunião das informações o software gera gráficos para facilitar a interpretação do usuário com relação às necessidades e gostos do seu cachorro. On-line, o sistema pode ser acompanhado a distância, ou seja, o dono pode mudar a programação das refeições remotamente.

Do Portal do Governo do Estado