Um estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Salvador de Leone, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, foi selecionado com bolsa integral para o curso de verão de Sociologia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Assim, aos 16 anos, Matheus Lopes Hengle assegurou uma das vagas disponíveis.
O jovem terá direito a hospedagem, alimentação e estudos na instituição com sede na Califórnia. De acordo com ele, estudar em uma escola estadual de ensino integral o ajudou a alcançar o sonho. “As disciplinas eletivas e o fato de ser um aluno solidário e competente me ajudaram”, avalia o aluno.
Matheus Lopes Hengle tentou a oportunidade anteriormente, porém não foi aprovado. O processo seletivo inclui carta de apresentação, redações em inglês, além de bom desempenho acadêmico e comprovação de trabalhos voluntários e demais atividades extracurriculares dos candidatos.
“Acredito que um dos principais critérios de avaliação seja a análise holística de cada estudante. Desse modo, a experiência, o jeito e o caráter dos avaliados contam muito”, explica o jovem, que é autodidata em inglês.
De acordo com Jorge Costa, prefeito de Itapecerica da Serra, a persistência do jovem é um ponto alto e inspira a comunidade. “Matheus é um exemplo de jovem determinado, com garra, que serve como inspiração para todos que almejam a realização de seus objetivos”, salienta.
Viagem
O estudante considera ter proficiência entre os níveis intermediário e avançado e acredita que não terá dificuldades no exterior. Ele embarca sozinho para os Estados Unidos no dia 24 de junho. Segundo o estudante, isso deixou os pais apreensivos inicialmente. A volta ocorrerá no dia 13 de julho.
Outro sonho de Matheus é cursar Antropologia Cultural. “No Brasil, o curso tem poucas faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação. Primeiro, eu teria de cursar alguns anos em Ciências Sociais. O tempo que seria encurtado se fizesse a graduação no exterior, mas não tenho esse recurso”, destaca.
Leitor de Immanuel Kant, Baruch Espinoza, Sócrates e René Descartes, Matheus estuda em período integral, o que segundo ele, foi determinante para o sucesso na inscrição e também na escolha do Ensino Superior. “Pretendia estudar Engenharia Civil, mas, ao chegar ao Ensino Médio e conhecer as disciplinas de Filosofia e Sociologia, mudei o foco de interesse para Antropologia Cultural”, finaliza.
Matheus sempre foi considerado um aluno diferente. Interessado nos estudos e em textos mais complexos para o Ensino Médio, ele nutre um propósito muito nobre: quer transformar o mundo de alguma forma, e acredita compreender as diferenças culturais será de suma importância para entender mais do nosso tempo.