Aluno de escola estadual obtém bolsa para viajar aos Estados Unidos

Aos 16 anos, Matheus Lopes Hengle participará do curso de verão de Sociologia na Universidade de Stanford, na Califórnia

qua, 17/04/2019 - 19h16 | Do Portal do Governo

Um estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Salvador de Leone, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, foi selecionado com bolsa integral para o curso de verão de Sociologia na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Assim, aos 16 anos, Matheus Lopes Hengle assegurou uma das vagas disponíveis.

O jovem terá direito a hospedagem, alimentação e estudos na instituição com sede na Califórnia. De acordo com ele, estudar em uma escola estadual de ensino integral o ajudou a alcançar o sonho. “As disciplinas eletivas e o fato de ser um aluno solidário e competente me ajudaram”, avalia o aluno.

Matheus Lopes Hengle tentou a oportunidade anteriormente, porém não foi aprovado. O processo seletivo inclui carta de apresentação, redações em inglês, além de bom desempenho acadêmico e comprovação de trabalhos voluntários e demais atividades extracurriculares dos candidatos.

“Acredito que um dos principais critérios de avaliação seja a análise holística de cada estudante. Desse modo, a experiência, o jeito e o caráter dos avaliados contam muito”, explica o jovem, que é autodidata em inglês.

De acordo com Jorge Costa, prefeito de Itapecerica da Serra, a persistência do jovem é um ponto alto e inspira a comunidade. “Matheus é um exemplo de jovem determinado, com garra, que serve como inspiração para todos que almejam a realização de seus objetivos”, salienta.

Viagem

O estudante considera ter proficiência entre os níveis intermediário e avançado e acredita que não terá dificuldades no exterior. Ele embarca sozinho para os Estados Unidos no dia 24 de junho. Segundo o estudante, isso deixou os pais apreensivos inicialmente. A volta ocorrerá no dia 13 de julho.

Outro sonho de Matheus é cursar Antropologia Cultural. “No Brasil, o curso tem poucas faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação. Primeiro, eu teria de cursar alguns anos em Ciências Sociais. O tempo que seria encurtado se fizesse a graduação no exterior, mas não tenho esse recurso”, destaca.

Leitor de Immanuel Kant, Baruch Espinoza, Sócrates e René Descartes, Matheus estuda em período integral, o que segundo ele, foi determinante para o sucesso na inscrição e também na escolha do Ensino Superior. “Pretendia estudar Engenharia Civil, mas, ao chegar ao Ensino Médio e conhecer as disciplinas de Filosofia e Sociologia, mudei o foco de interesse para Antropologia Cultural”, finaliza.

Matheus sempre foi considerado um aluno diferente. Interessado nos estudos e em textos mais complexos para o Ensino Médio, ele nutre um propósito muito nobre: quer transformar o mundo de alguma forma, e acredita compreender as diferenças culturais será de suma importância para entender mais do nosso tempo.