Aluno da Etec Jorge Street vai aos EUA representar o Brasil

Entre 9 e 24 de janeiro, participantes poderão aprimorar a educação e trocar conhecimentos

qua, 12/11/2008 - 9h08 | Do Portal do Governo

Raphael Gradinar Coelho, de 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Técnica (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, será um dos representantes do Brasil nos Estados Unidos, por meio do programa de intercâmbio cultural Jovens Embaixadores 2009, que levará 35 estudantes a Washington e a diversos Estados.

Serão duas semanas de viagem, entre 9 e 24 de janeiro, nas quais os participantes poderão aprimorar a educação e trocar conhecimentos, assistindo a aulas em escolas públicas e ministrando palestras sobre o Brasil. “Sempre estudei a cultura norte-americana e a língua inglesa. É uma grande porta que se abre para vivenciar isso de perto. Tenho certeza de que o programa me trará oportunidades de crescimento acadêmico e profissional. Espero representar bem o País”, frisa.

Mais de 3 mil estudantes do ensino médio de todo o Brasil participaram do processo de seleção. Neste ano, pela primeira vez o programa terá ao menos um estudante de cada Estado e do Distrito Federal. São Paulo tem o maior número de representantes: quatro.

O programa, iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, busca beneficiar estudantes que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Para isso, a seleção inclui prova escrita em inglês, entrevista pessoal e análise socioeconômica. A embaixada exige também que o candidato esteja engajado em projeto de responsabilidade social.

Raphael mora no bairro de João Clímaco, limite entre São Caetano do Sul e a capital. O jovem garante ser muito presente na comunidade: “Ensino piano de graça para pessoas do bairro que não teriam condições de pagar aulas. Na igreja, participo da regência do coral e dou aulas de religião para crianças”.

 Do Centro Paula Souza