Alunas do Ensino Fundamental participam de atividades na Unicamp

Evento Meninas SuperCientistas reuniu 50 estudantes de escolas públicas e particulares na Universidade Estadual de Campinas

qua, 03/07/2019 - 14h13 | Do Portal do Governo

O mês de junho foi cheio de descobertas para 50 alunas do Ensino Fundamental II que participaram, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do evento Meninas SuperCientistas. Em quatro sábados, o grupo passou manhãs e tardes na universidade, com atividades realizadas por mulheres cientistas.

A iniciativa foi organizada pela professora Anne Bronzi, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), em parceira com as estudantes Julian Furtado Silva, graduanda da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Juliane Baiochi, mestranda no Imecc, e Marcela Medicina, graduanda também do Imecc.

O encerramento ocorreu no último sábado (30), com programação no Imecc e uma visita ao Museu Aberto de Astronomia, localizado em Joaquim Egídio, na cidade do interior paulista. Vale destacar que o Meninas SuperCientistas foi inspirado no Meninas com Ciência, realizado pela primeira vez em 2016, pelo Departamento de Paleontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Edições

O evento já recebeu edições na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2017, e na Universidade de São Paulo (USP), em 2018. Sediadas em departamentos diferentes em cada instituição de ensino, o objetivo das ações é estimular o interesse das meninas pelas carreiras científicas.

“Buscamos trabalhar nas áreas onde as mulheres estão menos representadas, exatamente para incentivar que as meninas procurem esses campos. São áreas onde, já na graduação, há poucas alunas e a porcentagem continua diminuindo conforme se progride na carreira”, salientou Anne Bronzi.

Na avaliação da organizadora, a primeira edição do evento superou todas as expectativas. As inscrições para as 50 vagas anunciadas (35 de escolas públicas e 15 de escolas particulares) ultrapassaram mil registros no primeiro dia e chegaram a 2,5 mil inscritas.

De acordo com Beatriz Fernandes de Lima Sá, de 14 anos, que cursa o 9º ano na Escola Estadual Doutor Telemaco Paioli Melges, participar do evento trouxe novas perspectivas e muita inspiração.

“O evento está sendo muito importante para mim. Aqui dentro, eu posso ver as oportunidades. Pretendo estudar na Unicamp um dia, tenho vontade de fazer Astronomia. Para mim, está sendo maravilhoso ver a representatividade das mulheres na ciência e como a universidade se posiciona sobre essa questão”, enfatizou.

Motivação

Tássia Oliveira Biazon, mestranda em genética na Unicamp, que foi monitora voluntária no evento, revela que saiu ainda mais motivada para desenvolver a pesquisa. “Existem várias barreiras a serem rompidas pelas mulheres. Acho que esse é o maior número de meninas que o Imecc já comportou. Isso mostra que estamos movendo as fronteiras. Saio ainda mais motivada a continuar na carreira científica”, afirmou.

“Foi uma experiência incrível na minha vida”, declarou Maya Fernandes Homsi, de 11 anos, que cursa o 6º ano na escola Projeto Vida, em São Paulo. Ela ressaltou o formato da ação que fugiu do padrão meramente expositivo. “Eu imaginei que seriam palestras, e mais palestras, mas foi bem interativo, o que deixou o evento duas vezes mais incrível”, disse a estudante.

Professores e estudantes da Unicamp e de instituições parceiras foram responsáveis pelas atividades desenvolvidas nos quatro sábados. A abertura do evento, em 1º de junho, contou com a presença da pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, e do diretor do Imecc, Paulo Rufino.

Após a cerimônia, Marcia Mendonça, da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), abordou as formas de ingresso na Universidade, destacando as vagas para medalhistas e programas como o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), voltado para alunos de escolas públicas.

Programação

A programação incluiu exposições como a “Ela está em tudo”, desenvolvida pela USP em parceria com a UFABC, que traz entrevistas com matemáticas. A participantes visitaram, também, o Museu Exploratório de Ciência e o Museu Aberto de Astronomia, além conhecer os equipamentos sofisticados do Laboratory of Automation and Prototyping for Architecture and Construction (Lapac), com a professora Gabriela Celani, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).

Cientistas como a pró-reitora Eliana Amaral, a professora do Imecc Laura Rifo e a pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Ana Zeri, falaram sobre as carreiras e áreas de atuação. As atividades incluíram temas como paleontologia, programação de software, física e robótica.