Alimentação saudável vira tema de projeto em escola de SP

Idéia é estimular hábito junto às crianças, pais e professores

ter, 24/07/2007 - 12h02 | Do Portal do Governo

Estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância. Estes foram os principais objetivos do projeto sobre alimentação saudável que transformou a escola Jardim Canaã , na zona norte de São Paulo, em uma grande cozinha experimental.

“A escola nos apareceu o local perfeito para a promoção de saúde, uma vez que nossa proposta pedagógica está embasada na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulado a assumir atitudes mais saudáveis hoje e no futuro”, explicou a diretora da unidade, Ruth Alves de Lima Oliveira.

A preocupação dos idealizadores do projeto foi estimular uma série de ações como a alimentação saudável junto às crianças, pais e professores; o consumo de novos alimentos; os princípios da Pirâmide dos Alimentos ; informar sobre os perigos das dietas da moda; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas e tubérculos em geral.

Atividades diferentes

As primeiras séries desenvolveram atividades como caça-palavras usando o nome de verduras e legumes, músicas, texto informativo sobre alimento orgânico, debates e exposição de bichinhos confeccionados com legumes e desenhos, além da realização de um pique-nique.

Nas segundas séries foi proposto o desenho “A Batalha dos vegetais”, composição plástica com legumes e frutas; a higienização de alimentos, o teatro de fantoches, mural com os grupos alimentares (energéticos, construtores e reguladores), gráficos e calendário, entre outras atividades.

História em quadrinhos, caricaturas, dobraduras, amigo secreto de frutas, confecção de cartões, elaboração de textos (depoimentos e histórias reais), mesa de frutas e preparação salada de frutas, mural sobre os alimentos saudáveis e pesquisa sobre dietas alimentares foram as ações desenvolvidas com os alunos das terceiras séries.

Já nas classes de quarta série foram promovidas reflexões e debates sobre alimentação saudável, construção da Pirâmide Alimentar ; apresentação de teatro e música, mural sobre os princípios da alimentação saudável e pesquisa sobre dietas alimentares.

O que é alimentação saudável?

Depois de muita pesquisa, os estudantes descobriram que alimentação saudável é a dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. A dieta saudável deve ter todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, e alternar as cores dos alimentos, é outra dica fundamental. Um prato bem colorido, reunindo vitaminas e sais minerais, também pode ser sinônimo de qualidade. “Foi maravilhoso porque aprendi a importância da alimentação. Foi a melhor semana do ano; adorei a salada de frutas”, revelou o aluno Sergio da Silva, da 3ª série A.

“Aprendi que alimentação saudável não é comer muito, é sim, comer fruta, legumes e verduras. Foi muito legal também brincar de amigo secreto de frutas, eu nunca tinha brincado assim”, comemorou a estudante Greice Ribeiro Martins, colega de classe de Sergio.

Da Secretaria da Educação