Alimentação inadequada atinge mais da metade das crianças com até 1 ano de idade

Pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde analisou 35 mil casos

seg, 17/09/2007 - 9h14 | Do Portal do Governo

A troca do leite materno por outros leites associados a complementos lácteos é o responsável pela má alimentação de crianças menores de um ano, o que aumenta o risco da obesidade infantil ainda na primeira infância. Segundo levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Instituto de Saúde, mais da metade das crianças com idade inferior a um ano se alimenta de forma inadequada.

Das 35.173 crianças entre seis e 10 meses avaliadas pela pesquisa entre os anos de 2003 e 2005, 19.205 ou 54,6% do total apresentaram alimentação complementar inadequada após os seis meses de vida, quando o bebê deixa de ser alimentado exclusivamente por leite materno.

É nesta fase que o bebê deve incluir em sua rotina alimentos salgados, como papas e sopas, e frutas. O leite materno, no entanto, deve continuar sendo parte da alimentação da criança até os dois anos de vida.

Pela pesquisa, no entanto, isso não acontece. De acordo com o levantamento, 77% das mães questionadas afirmaram substituir o leite materno por outros tipos de leite na alimentação de seus filhos.  Outras 63% afirmaram incluir na alimentação dos pequenos o tradicional mingau, feito com leite e cereais ou farinhas.

“Esse número sempre maior de crianças com nutrição indevida até o primeiro ano de vida ocorre porque muitas mães acabam substituindo o leite materno por leite artificial e papas como mingau. Além disso, é muito importante introduzir frutas e refeições de sal após o sexto mês, o que não ocorre com muitas crianças”, orienta a coordenadora da pesquisa, Sônia Venâncio.

Dicas de alimentação para crianças no primeiro ano de vida

– Oferecer somente o leite materno até os seis meses;

– Priorizar após os seis meses a introdução de frutas, legumes e papas salgadas na alimentação das crianças, complementando com o leite materno;

– Não ter somente uma dieta láctea, a base de outros tipos de leite ;

– Cozinhar bem todos os alimentos para que fiquem macios. Na hora do preparo das papas, amassar os legumes com garfo e não liquidificar esses alimentos nem adicionar água;

– Oferecer à criança variados tipos de alimentos, de preferência bem coloridos;

– Evitar frituras, salgadinhos, doces e outras guloseimas;

– Manter sempre uma boa higiene no momento do preparo.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)