Alckmin ressalta a importância de presos e egressos no mercado de trabalho

Mais de 40 mil presos do sistema penitenciário reduzem um dia da pena com três dias trabalhados

ter, 27/03/2012 - 19h11 | Do Portal do Governo

Durante a assinatura do convênio, que permite a parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a empresa Odebrecht, o governador Geraldo Alckmin destacou a relevância do trabalho para os presos do sistema penitenciário e egressos.

“O preso quer trabalhar, porque a cada três dias de trabalho ele reduz um da pena, temos 46 mil que já trabalham, temos uma fábrica em Pirajuí, que é um presídio indústria, todos os móveis do governo são feitos lá, além disso, temos mais 16 mil estudando, se qualificando para o mercado, adquirindo uma profissão”, disse Alckmin.

No evento, o governador mostrou também a preocupação para a inserção de egressos no mercado de trabalho. “O que mais nós precisamos é para o egresso, porque senão ele sai da prisão, mas ninguém lhe dá trabalho, como é que vai sobreviver?”, afirmou.

O secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, contou que ao trabalhar o preso tenta se manter no mercado. “Hoje o sistema já tem cerca de 3,5 mil que trabalham fora das prisões e o índice de retorno, de evasão é baixíssimo, quando o preso consegue trabalhar em alguma empresa ele faz de tudo para não perder a atividade.”

Gomes também comentou sobre o interesse de algumas prefeituras interessadas em contratar os presos para prestação de serviços. Estiveram presentes na solenidade além do governador e do secretário, Mauro Rogério Bittencourt, diretor do DRSP (Departamento de Reintegração Social) da SAP (Secretaria da Administração
Penitenciária), Valter Lana, diretor superintendente da Odebrecht, entre outras autoridades.

Do Portal do Governo do Estado