Alckmin participa de caminhada pelo fim do sedentarismo

Agita Mundo aconteceu simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África

dom, 07/04/2013 - 11h56 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, 7 de abril, da 12ª Caminhada Agita Mundo, promovida pela Secretaria da Saúde, na Avenida Paulista. Com o tema “Atividade física sem barreiras”, o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e foi o ponto de partida para quem ainda não pratica nenhum tipo de exercício no dia a dia.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A concentração para a grande caminhada foi atrás do Masp. Ao chegar o governador Geraldo Alckmin afirmou que o exercício faz muito bem para a saúde do corpo e da mente, e que hoje o sedentarismo mata mais que o cigarro, segundo estudo da Organização Mundial de Saúde. “É um dia voltado à caminhada, á pratica de esporte, à movimentação física, a mexer o corpo e milhares de pessoas estão aqui dando esse grande exemplo”.

O governador foi caminhando até a Assembleia Legislativa. Ao chegar, discursou em cima do trio elétrico e lembrou que o Agita começou em São Paulo, e hoje acontece em 80 cidades do Estado e em 34 países dos cinco continentes, no Agita Mundo. “Esse é o melhor antidepressivo que existe, porque libera substâncias químicas no cérebro que melhora a atividade cerebral além da atividade física”.

O movimento acontece simultaneamente em diversos países das Américas, Europa e África, e em pelos menos 36 cidades paulistas. A data marca, também, o Dia Mundial da Saúde (7/4), e o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Estadual da Saúde (6/4).

Programa

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, conhecido originalmente como Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. No mesmo ano, São Paulo passou a ser o único estado com a data oficial no seu calendário. A OMS aponta o comportamento sedentário como responsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.

Nessa edição, os participantes de todo o mundo serão orientados sobre a hipertensão, doença crônico-degenerativa, que pode levar a morte. O primeiro e mais importante passo no tratamento dos hipertensos está relacionado às mudanças de hábito.

Do Portal do Governo do Estado