Alckmin lança Câmara de Desenvolvimento Metropolitano

Também foi assinado Projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí e apresentou o novo Conselho de Administração da Emplasa

qua, 30/03/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 18h15)

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quarta-feira, 30, a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano. O colegiado, composto por 11 secretarias e presidido pelo próprio governador, será responsável por estabelecer a política estadual para as regiões metropolitanas e outras concentrações urbanas de São Paulo. “Estamos seguindo um modelo de gestão que já é sucesso no mundo. Cuidar da questão metropolitana é fundamental para a solução dos problemas de todo o Estado”, disse Alckmin.

Criada por meio de decreto junto ao Sistema de Desenvolvimento Metropolitano, a Câmara integrará o planejamento metropolitano para promover modernidade e dar maior velocidade à solução dos problemas comuns que atingem os municípios da chamada macrometrópole paulista, região que congrega 153 cidades e concentra 72% da população e 80% do PIB do Estado, aproximadamente 27% do PIB do país.

“Se tivermos boas políticas públicas beneficiaremos muita gente, vai melhorar a vida de muitas pessoas. E quase todas as questões são metropolitanas, por exemplo, a água, não tem como resolver o problema de uma cidade, então nós vamos buscar água até em outro Estado, o Sistema Cantareira, por exemplo, tem águas de Minas Gerais. Na questão do combate a enchente: para evitar enchente no Mercadão, no Tamanduateí, nós fizemos um piscinão em Mauá”, exemplificou o governador.

Uma das atribuições do colegiado será a criação de comitês executivos para planejar e acompanhar cada projeto a ser implantado na região da macrometrópole. Esses grupos de trabalho poderão ser compostos por várias secretarias, dependendo das áreas que integram os projetos. “O governador, que inovou ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, avança ainda mais ao instituir a Câmara. Será um instrumento importante no planejamento e execução dos projetos do governo e de articulação com as prefeituras”, disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, secretário-executivo da Câmara.

Além do governador Geraldo Alckmin e do secretário Edson Aparecido, da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, farão parte da Câmara os secretários: Andrea Calabi (Fazenda), Bruno Covas (Meio Ambiente), Emanuel Fernandes (Planejamento e Desenvolvimento Regional), Edson Giriboni (Saneamento e Recursos Hídricos), Guilherme Afif Domingos (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), José Aníbal (Energia), Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), Saulo de Castro (Logística e Transportes), Sidney Beraldo (Casa Civil) e Silvio Torres (Habitação).

O evento contou com a participação de 35 prefeitos das mais variadas legendas, deputados estaduais e políticos de todas as regiões do Estado. “O Sistema de Desenvolvimento Metropolitano trabalhara a favor de todos os municípios, de todas as prefeituras, independente de sua orientação política. O trabalho conjunto entre estado e município é fundamental para o sucesso dessa iniciativa”, disse o secretário Edson Aparecido.

Aglomerado Urbano de Jundiaí

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin assinou também o Projeto de Lei Complementar que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí, constituída por sete municípios: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Com a Aglomeração, a região ganhará um importante instrumento de planejamento e articulação das políticas públicas nas áreas de planejamento e uso do solo, transporte e sistema viários regionais, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. Agora, o projeto segue para a Assembléia Legislativa.

Novo Conselho de Administração da Emplasa

Alckmin anunciou também a nova composição do Conselho de Administração da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

São conselheiros da Emplasa:

Frederico Bussinger
José Expedicto Prata
José Goldemberg
Marta Dora Grostein
Marcos Camargo Campagnone
Marcos Mendonça
Miguel Luiz Bucalem
Regina Maria Prosperi Meyer
Renato Pires de Carvalho Viégas
Ricardo Toledo Silva
Sonia Maria Barozzi Tenório de Brito

Estiveram presentes à cerimônia os prefeitos:

Daniel da Fonseca-PSDB (Cajamar)
Miguel Haddad-PSDB (Jundiaí)
Mário Reali-PT (Diadema)
João Carlos da Silva-PSB (Joanopolis)
Milton Serafim-PDT (Vinhedo)
Carlos Viera de Andrade-DEM (Quadra)
José Bressane-PT (Francisco Morato)
João Carlos Forssell-PSDB (Itanhaém)
Jorge Costa-PMDB (Itapecerica da Serra)
Margareti Rose Groot-PPS (Holambra)
Valdemir Gouvêa-PT (Américo Brasiliense)
Antonio Aiacyda-PSDB (Mairiporã)
Anabel Sabatine-PSDB (Jandira)
Adler “Kiko”-PSDB (Rio Grande da Serra)
Jorge Abissamra-PSB (Ferraz de Vasconcelos)
Eduardo Cury-PSDB (São José dos Campos)
Roque Hoffmann-PSDB (Araçariguama)
Abel Larini-PR (Arujá)
Evilásio Farias-PSB (Taboão da Serra)
Roberto Hamamoto-DEM (Caieiras)
Aidan Ravin-PTB (Santo André)
Marco Bertaiolli-DEM (Mogi das Cruzes)
Antonio Carlos Camargo-PSDB (Cotia)
José Bernardo Denig-PV (Atibaia)
Maria Antonieta Brito-PMDB (Guarujá)
João Fattori-PSDB (Itatiba)
Roberto Rocha-PSB (Vargem Grande Paulista)
Marcos Yukio Higuchi-PSDB (Valparaiso)
Samuel da Silva Binati-PSC (Águas da Prata)
Carlos Alberto Taino Junior-PSDB (Biritiba Mirim)
Sérgio Silva-PT (Carapicuíba)
Armando Tavares Filho-PR (Itaquaquecetuba)
Oswaldo Dias-PT (Mauá)
Hamilton Bernardes Junior-PSB (Pedreira)
José Orlandini-DEM (Bertioga).

Da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano