Alckmin entrega títulos de propriedade no Pontal

Benefício é parte de programa de regularização fundiária do Itesp; na ocasião, governador também visitou a Escola de Moda do FUSSESP, em Marabá Paulista

sex, 28/10/2016 - 17h31 | Do Portal do Governo

Em visita à Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade, em Marabá Paulista, região de Presidente Prudente, nesta sexta-feira (28) o governador Geraldo Alckmin anunciou a entrega de 138 títulos de propriedade a famílias da Vila João Ambrósio, totalmente custeados pelo Itesp.

Os títulos fazem parte de programa de regularização fundiária do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania. Alckmin também anunciou a criação de dois novos assentamentos no município dentro do programa estadual de reforma agrária.

“Estamos entregando títulos para essas famílias que hoje recebem a regularização fundiária. Isso custaria quase R$ 5 mil por família, na contratação de advogado e topógrafo, e tudo foi feito pelo Itesp. Estamos indo cidade por cidade para entregar os títulos registrados em cartório”, disse o governador.

Segundo declarou Alckmin, o Itesp cuida dos 137 assentamentos, com escolas, estradas, energia elétrica e água. “Por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, nós investimos R$ 5,2 milhões de reais na construção de 31 poços artesianos. E é poço profundo, que busca água nas profundezas do assentamento Santo Antônio, para as 73 famílias do assentamento que vivem e trabalham lá”, continou.

Para concluir, Alckmin comemorou o fato de que mais 250 famílias poderão realizar o sonho de ter sua terra para produzir e gerar riquezas e alimentos. “Nos também vamos ter mais duas fazendas, a Fazenda Floresta e a Fazenda Nazaré, mais essas duas grandes áreas que entram na reforma agrária”, finalizou o governador.

Escola de Moda
O governador foi à região ouvir pessoalmente os alunos da Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade em Marabá contarem suas experiências no curso e colocação no mercado de trabalho.

O projeto surgiu há cinco anos, fruto de um convênio com o FUSSESP, que tem a primeira dama Lu Alckmin como presidente, oferecendo cursos de curta duração com o objetivo solucionar a falta de oportunidade de emprego para mulheres carentes após os 40 anos. E atender a demanda, por parte dos empresários e estilistas, de mão-de-obra qualificada de costureiras e bordadeiras. Os interessados em participar dos cursos da Escola de Moda devem ter a partir de 16 anos de idade e não é necessário escolaridade mínima ou experiência na área.

“A Lu [Alckmin] tem verdadeira paixão pelos cursos do Fundo Social. E com os cursos, as pessoas podem conseguir um bom emprego ou trabalhar em casa e melhorar a renda”, ressaltou Alckmin sobre a iniciativa da primeira dama. Além dos projetos citados, existe ainda a Padaria Artesanal, que ensina a receita de 10 pães artesanais. Juntos, os projetos atenderam, de 2011 até agora, mais de 155 mil pessoas.

A Escola de Qualificação Profissional iniciou as atividades em 2011, com a Escola de Moda e a Escola de Beleza. Um ano depois foi inaugurada a Escola de Construção Civil. Ambas têm como objetivo oferecer qualificação profissional rápida e gratuita para pessoas desempregadas, que ganham a chance de resgatar a autoestima e ingressar ou retornar para o mercado de trabalho, em muitos casos atuando em uma nova atividade profissional.

Presente em sete unidades próprias do Fundo Social de Solidariedade, oferece cursos de Corte e Costura, Modelagem, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas. Atuando nos 56 Polos Regionais no interior do Estado e na capital e em 591 Escolas de Moda instaladas no interior e em entidades sociais da capital, o projeto já qualificou 27.954 pessoas.

Do Portal do Governo do Estado