Agricultores familiares de Itanhaém são prestigiados em evento

Certificação também contemplou 16 mulheres rurais com intuito de identificar e reconhecer a produção feminina no campo

sáb, 19/05/2018 - 17h47 | Do Portal do Governo

A agricultura familiar possui um importante papel para o movimento da economia brasileira, uma vez que grande parte da produção e do consumo de alimentos provém do setor. Aqui no Estado de São Paulo, o Governo procura incentivar e intensificar a atividade agrícola de diversas famílias, como no “II Encontro da Agricultura Familiar”.

Realizado no mês passado em Itanhaém, o evento teve o intuito de entregar 31 Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipafs) a produtores do município. Deste total, 16 foram concedidos a mulheres rurais para identificar a produção feminina e reconhecer o seu papel estratégico na luta pela garantia da soberania alimentar.

De acordo com Simone Barreto, consultora responsável pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal, é importante conceder esse título para reconhecer o papel da mulher no campo. “É preciso ter equidade de gênero e manter essa diversidade”, acrescenta.

Certificações

O Selo, por sua vez, é uma ferramenta criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que traz visibilidade e valorização de agricultores de verduras, legumes, polpa de frutas e laticínios. Válido por dois anos com possibilidade de renovação, ele é também concedido a empresas e cooperativas, portadoras ou não da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

O evento fez parte das celebrações dos 486 anos de Itanhaém, que, segundo o prefeito, Marco Aurélio Gomes, vem produzindo uma agricultura de destaque. “É um justo reconhecimento a todo trabalho que é desenvolvido no campo em nosso município”, completa.

Ana Lúcia dos Santos Silva, uma das agricultoras presentes no evento, comenta sobre a necessidade de trazer visibilidade ao setor. “Meus filhos me apoiam, ficam orgulhosos. Eles sabem que esta é a única renda da minha casa, nós vivemos da agricultura. Com os programas dos quais participo, com venda direta para a merenda escolar e a Feira do Produtor, aumento bastante a minha renda”, ressalta.

“[O Departamento de Agricultura e o Banco de Alimentos de Itanhaém] têm como prioridade o desenvolvimento econômico e social dos agricultores, a melhoria das condições de vida no campo e o incentivo, valorizando suas tradições. Todos esses fatores contribuem para a permanência dos agricultores e suas famílias no campo”, comenta Thaís Muraro, diretora do Departamento de Agricultura, que encerrou o evento.