Agita São Paulo: Encontro debate boas práticas contra o sedentarismo

Evento integra as atividades da programação que celebra o Dia Estadual e Mundial da Atividade Física: Agita Mundo

dom, 31/03/2019 - 10h07 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Estadual e Mundial da Atividade Física: Agita Mundo, o Programa Agita São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde realizam, na próxima terça-feira (2), o Encontro de Boas Práticas na Promoção da Atividade Física.

A iniciativa permitirá que as experiências bem-sucedidas na área sejam compartilhadas, avaliadas e reproduzidas no Estado e no Brasil. Vale destacar que o evento conta com a participação de uma parcela significativa dos mais de 478 parceiros do Programa Agita São Paulo, envolvendo diretorias de saúde, instituições e associações, sociedades de classe, clubes e prefeituras.

Na ocasião, serão apresentados os programas de atividade física em diversas regiões do território paulista. O XV Encontro de Boas Práticas do Programa Agita São Paulo ocorrerá das 8h30 às 12h00, no Auditório Verde da Associação Paulista de Medicina, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 278 – São Paulo.

Programa

O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo, promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

Em um processo de planejamento de dois anos, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) buscou a parceria de profissionais dos principais centros do Brasil e do exterior, de onde se destacam o Aerobic Research Center e o CDC, dos Estados Unidos, o Health Education Authority, na Inglaterra, e do Active Australia, entre outros.

Para alcançar uma população de mais de 36 milhões de pessoas, foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parceiros institucionais. Após a fase de preparação, o Programa Agita São Paulo foi lançado em dezembro de 1996, com implantação em fevereiro de 1997, por meio do suporte de várias organizações.

Atualmente, mais de 400 instituições governamentais, não-governamentais, estaduais e do setor privado trabalham estabelecendo as metas, populações alvo, estratégias, ações e resultados desejados.

Municípios com representantes no evento

São Francisco
Igarapava
Valentin Gentil
Uchoa
Loanda
Ituverava
Buritizal
Jacupiranga
Ilha Comprida
Trabiju
Taboão da Serra
Pitangueiras
Sertãozinho
Conchal
Santa Maria da Serra
Glicério
Santa Bárbara D’Oeste
Nova Odessa
Araçatuba
Auriflama
Pereira Barreto
Mogi Guaçu
Registro
Iguape