Acidente em Congonhas: Jobim elogia o trabalho do IML de São Paulo

Ministro da Defesa visitou as dependências do instituto na tarde desta sexta-feira, 27

sáb, 28/07/2007 - 10h37 | Do Portal do Governo

“É extremamente competente o trabalho desenvolvido pelo Instituto Médico Legal”, declarou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, após conhecer, na tarde desta sexta-feira, 27, as dependências do IML , onde estão sendo identificados os corpos das vítimas do acidente com o Airbus da TAM, ocorrido há dez dias, e se reunir com o governador do Estado, José Serra.

Em companhia do secretário da Segurança, Ronaldo Marzagão, Jobim conheceu todos os setores do Instituto onde são realizadas as identificações dos corpos: o auditório que guarda os pertences das vítimas resgatados pelos bombeiros; o departamento de Antropologia Forense, que confronta todas as informações obtidas nas análises; o setor de fotografias, onde há imagens dos corpos; e o necrotério. Jobim declarou que ficou impressionado com o tratamento humanitário dado aos corpos das vítimas.

Os legistas paulistas explicaram ao ministro da Defesa todos os procedimentos e a metodologia adotados na identificação das vítimas do maior acidente aéreo do país. Nelson Jobim elogiou a metodologia utilizada e, ao se despedir dos peritos da Polícia Técnico-Científica, se solidarizou: “que os senhores tenham um bom trabalho que, inclusive, é de alto rigor científico”.

Antes de visitar o Instituto Médico Legal central, o ministro foi ao prédio da TAM Express, local do acidente, e ouviu relatos dos bombeiros e detalhes da operação de resgate. O coronel Manoel Antônio Silva de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, fez um breve relato dos nove dias de trabalhos e do efetivo que participou da operação desde o dia da tragédia aérea. O coronel Miguel Libório, chefe da Casa Militar, também acompanhou o ministro.

Participaram da reunião do governador com o ministro, os secretários da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, do Meio Ambiente, Francisco Graziano, de Economia e Planejamento, Francisco Luna, o vice-governador e secretário do Desenvolvimento, Alberto Goldman, e o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes.

Leia também:

Da Secretaria de Segurança Pública