Acidente em Congonhas: Cremesp divulga nota sobre trabalho do IML para identificação

Documento destaca critérios técnico-científicos nacionais e internacionais utilizados pelos legistas de SP

sex, 27/07/2007 - 16h56 | Do Portal do Governo

Na manhã desta sexta-feira, 27, representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM) e Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) visitaram o Instituto Médico Legal central, responsável pela identificação das vítimas do acidente aéreo envolvendo o Airbus da TAM, ocorrido no último dia 17.

No final da visita informal, o Cremesp divulgou uma nota pública sobre identificação dos corpos das vítimas, onde são ressaltados os rígidos critérios técnico-científicos nacionais e internacionais utilizados pelos legistas de São Paulo. A nota foi assinada também pelas outras entidades.

Jorge Carlos Machado Curi, da APM, Cid Célio Jayme Carvalhaes, do Simesp, e Jarbas Simas, delegado regional do Cremesp, foram recebidos pelo superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, e pelo diretor geral do IML Hideaki Kawata. Eles percorreram todas as dependências do prédio, durante cerca de uma hora, e puderam conhecer de perto o trabalho dos legistas na identificação dos corpos do maior acidente aéreo do país.

Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Cremesp:

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO NOTA PÚBLICA SOBRE O ACIDENTE AÉREO E A IDENTIFICAÇÃO DAS VÍTIMAS

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, reunido com a sua Câmara Técnica de Medicina Legal no dia 26 de julho de 2007 vem manifestar publicamente:

Consternados com a profunda dor da perda de familiares e pessoas amigas das vítimas, nos unimos ao povo brasileiro na grande corrente de solidariedade diante da tragédia aérea que abalou o país.

Externamos primeiramente nosso reconhecimento aos bombeiros e equipes que agiram no local do acidente, pois não mediram esforços para concluir a difícil tarefa de resgate.

Ao mesmo tempo, prestamos homenagem pública a todos que atuam junto ao Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo: médicos legistas, peritos criminais, funcionários, técnicos e assistentes; profissionais que trabalharam na coleta dos corpos no local do acidente e continuam trabalhando no imprescindível processo de identificação das vítimas, em total respeito aos direitos humanos fundamentais.

Conforme vem acompanhando em visitas ao Instituto Médico Legal (IML) o Cremesp assegura que os trabalhos seguem os mais rígidos critérios de organização e os procedimentos técnico-científicos nacionais e internacionais específicos da área de conhecimento da Medicina Legal.

O contingente e a qualificação técnica dos médicos legistas que trabalham diuturnamente permitem que as identificações sejam realizadas com a segurança legal e os fundamentos éticos exigidos.

Neste sentido, tem sido fundamental o empenho dos familiares e pessoas amigas das vítimas no fornecimento de todas as informações complementares possíveis para a identificação.

Apesar dos recursos humanos e materiais disponíveis, da dedicação e dos esforços conjuntos, não é possível estabelecer o tempo que ainda será necessário para a identificação de todas as vítimas.

Por fim, espera-se que, dentro das possibilidades, seja identificada a maioria dos corpos, assegurados a preservação da individualidade das vítimas, o direito ao luto dos familiares e a dignidade humana.

São Paulo, 26 de julho de 2007

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp)

Henrique Carlos Gonçalves

Assinam solidariamente:

Academia de Medicina de São Paulo – Guido Arturo Palomba

Associação Paulista de Medicina (APM) – Jorge Carlos Machado Curi

Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) – Cid Célio Jayme Carvalhaes

Da Secretaria de Segurança Pública