Acessa SP do Parque da Juventude ganha projeto de estímulo a leitura

No posto da Capital, o espaço Acessa Livro oferece 1.200 exemplares que podem ser emprestados sem formalidade

sáb, 24/11/2007 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Cultura – através do programa “São Paulo, um estado de leitores” – e a Secretaria da Gestão Pública inauguraram na sexta-feira, 23, no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, um novo formato de espaço de leitura. Trata-se do projeto “Acessa Livro”, com acervo de 1.200 volumes, que funciona no espaço de inclusão digital do Acessa SP, localizado num dos prédios do antigo complexo penitenciário do Carandiru, onde agora, além do acesso à Internet, passa a funcionar como porta de entrada ao mundo da leitura.

O “Acessa Livro”, programa de difusão da leitura pioneiro no Estado de São Paulo, é um espaço onde os usuários podem entrar em contato com os livros sem nenhuma formalidade, como cadastramento ou apresentação de documentos. “Os livros estão dispostos sem nenhuma barreira, sem nenhuma bibliotecária, sem nenhum catálogo, sem nenhum fichário, para que vocês se acostumem a fazer uma coisa tão agradável que é folhear e escolhe livros depois de ler algumas páginas”, disse o secretário da Cultura, João Sayad, durante o lançamento do projeto Acessa Livro.

O diferencial do projeto “Acessa Livro” é o vínculo que estabelece com seus usuários, estimulando o compromisso coletivo de garantir a todos os interessados a possibilidade de entrar em contato com o mundo da literatura. Assim, os cidadãos que levam os livros para casa, mesmo sem nenhuma formalidade, assumem a responsabilidade de devolvê-los quando a leitura terminar. Eles podem, também, doar livros para que outras pessoas possam lê-los.

O Acessa SP do Parque da Juventude, com 110 computadores, é o maior do Estado e realiza mais de 15 mil atendimentos por mês. Quase 60% dos freqüentadores do Acessa SP, programa da Secretaria de Gestão Pública, são jovens de baixa renda, na faixa etária de 15 a 24 anos.

“Quando unimos esforços, ganhamos em eficiência e efetividade naquilo que estamos fazendo”, disse na ocasião o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, apontando a criação do Acessa Livro como um ótimo exemplo de integração de políticas públicas.

Para facilitar o contato com os livros, os 14 monitores do Acessa SP foram especialmente capacitados para atender os interessados em entrar em contato com o mundo da leitura. Serviço:

Acessa Livro

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul. 2.500

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.

Da Secretaria Estadual de Gestão Pública

(I.P.)