Acessa SP capacita 46 novos monitores

No treinamento, participantes aprendem a potencializar uso das tecnologias de inclusão digital

ter, 27/01/2009 - 18h24 | Do Portal do Governo

Novos monitores de 46 postos do Programa Acessa SP de várias localidades participam nesta terça-feira, 27, e quarta-feira, 28, do Programa de Formação Continuada. O objetivo do treinamento é capacitar monitores para potencializar o uso das tecnologias disponibilizadas ao usuário do programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo.

A abertura do curso foi feita pelo secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, que enfatizou a missão do monitor para o desenvolvimento do programa. “Com a capacitação dos monitores, é possível oferecer serviços úteis através da internet, entre eles, as diversas ferramentas disponibilizadas pelo Governo do Estado que possibilitam, por exemplo, a emissão de atestados de antecedentes criminais e a consulta às oportunidades de trabalho no Emprega São Paulo. É importante que os novos monitores estejam atentos ainda para a  terceira idade, interessada nas novas tecnologias”, destacou.

A capacitação dos monitores, realizada por uma equipe do Lidec (Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP),  é desenvolvida em oficinas presenciais e em ambientes virtuais. Entre os temas abordados no curso, estão inclusão e exclusão digital,  técnicas de atendimento, Governo Eletrônico e a Rede de Projetos do Acessa SP.

Agentes de inclusão digital

Os monitores são treinados para se tornar agentes de inclusão digital, capazes de utilizar as tecnologias de informação e comunicação para a criação e fortalecimento de redes temáticas virtuais, além de organizar atividades e projetos que potencializem o uso do espaço público e promovam o desenvolvimento local e do cidadão. Atualmente, o programa Acessa SP tem 810 monitores que atuam nos 435 postos instalados em 381 municípios paulistas.

Participaram da capacitação monitores das seguintes unidades: Brodosqui; Caraguatuba; Carapicuiba; Casa Branca; Cássia dos Coqueiros; Cerquilho; Coronel Macedo; Dois Córregos; Ferraz de Vasconcelos; Florínea; Francisco Morato; Guzolândia; Ibirarema; Igaraçu do Tietê; Itaberá; Itu 2; Lins; Mairiporã; Mineiros do Tietê; Nhandeara; Nova Campina; Panorama; Pratânia; Registro; Ribeirão Branco; Santo Anastácio; Santo Antônio do Pinhal; São João da Boa Vista; São José do Rio Pardo; São Lourenço da Serra; São Sebastião da Grama; São Vicente; Serra Negra; Santo Anastácio; Suzanápolis; Taiaçu; Tapiraí; Tarumã; Ubatuba; Mogi das Cruzes. Da capital: CIC Norte; Imesp; CPTM Itaim Paulista; Sé; São Bento e Parque da Juventude.

Acessa SP

O Programa Acessa SP, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Nas unidades com conexão banda larga disponíveis gratuitamente, é possível, por exemplo, realizar serviços do governo eletrônico, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares e ler sites de notícias.

Em oito anos de atividade, o programa atingiu a marca de 35,2 milhões de atendimentos. São 1,5 milhão de usuários cadastrados com acesso gratuito à internet. Desde 2007, foram instalados mais de 100 postos – atualmente existem outras 83 unidades em implantação. A meta é implantar novas unidades até 2010 em municípios sem atendimento que manifestarem interesse e ampliá-lo em cidades com maior número de habitantes.

Da Secretaria de Gestão Pública