Acessa São Paulo inaugura postos nos municípios do Guarujá e de Cubatão

Programa de inclusão digital do governo paulista possibilita acesso gratuito da população carente à Internet

sáb, 19/01/2008 - 14h50 | Do Portal do Governo

O governo do Estado inaugurou três novos postos do Acessa São Paulo nos municípios do Guarujá e de Cubatão. O programa de inclusão digital paulista, que já mantinha três postos nas cidades de Itanhaém, Santos e São Vicente, amplia para seis o número de unidades em funcionamento na Baixada Santista.

O município do Guarujá recebeu dois postos. Em cada um haverá cinco computadores, e dois monitores irão auxiliar a população no uso do equipamento. A capacidade prevista por unidade é de 1.320 atendimentos por mês. Ambos os postos atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Em Cubatão, o posto do Acessa São Paulo tem oito computadores. Dois monitores treinados prestarão auxílio aos usuários. A unidade atende das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A capacidade mensal do posto é de 2,1 mil atendimentos.Programa – O Acessa São Paulo oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à Internet. Atualmente, o programa está presente em 353 cidades, dispõe de 404 postos, com 3.936 computadores e 720 monitores. Há 1,2 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 28 milhões de atendimentos foram realizados desde julho de 2000, quando a iniciativa foi lançada.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, que entrevistou 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores (59%) têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre um e quatro salários mínimos.

Ainda segundo a pesquisa, 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho. Além disso, 46% afirmam já ter utilizado serviços de governo eletrônico.

O atendimento nos postos do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Unidades da Baixada Santista

• Novos postos

Guarujá

1) Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II – Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281 – Pae Cará;

2) Rua José Ferreira Canaes, 29 – Vila Santo Antônio. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Número de computadores: cinco. Número previsto de atendimentos mensais: 1.320 (cada posto)Cubatão

Rua Pedro José Cardoso, 247 – centro. Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Número de computadores: oito. Número previsto de atendimentos mensais: 2.100

• Demais postos

Itanhaém

Avenida 31 de Março, 1.505 – Jardim Sabaúna. De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horasSão Vicente

Rua Frei Gaspar, 384 – sala 29 – centro. De segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 17 horasSantos

Praça Iguatemi Martins, s/no – centro. De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

Da Secretaria de Gestão Pública

(M.C.)