Academia Paulista de Letras será restaurada

Edifício localizado no Largo do Arouche é tombado pelo Condephaat

sex, 07/08/2015 - 18h38 | Do Portal do Governo

A Academia Paulista de Letras passará por reforma. O Governador Geraldo Alckmin assinou um convênio, no valor de R$ 1 milhão, para a conclusão das obras de restauro. Serão recuperadas e restauradas as fachadas laterais, a cabine primária de força será modernizada e as lajes sobre as escadas de emergência serão impermeabilizadas.

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o edifício sede da Academia Paulista de Letras foi construído entre os anos 1940 e 1950 com projeto do arquiteto Jacques Pilon, também autor dos projetos da Biblioteca Mário de Andrade e Viaduto do Pacaembu.

No convênio para conclusão do projeto de restauro estão previstas a higienização e recuperação de 5,5 mil metros quadrados de fachada. O revestimento externo em argamassa será demolido manualmente e substituído. Os pontos com trincas, fissuras e ferragens expostas serão corrigidos e as pastilhas Jatobá que cobrem as fachadas frontal e dos fundos também passarão por processo de limpeza e recuperação.

Já a cabine primária de força receberá sua primeira modernização completa desde que começou a funcionar, em 1955. E a impermeabilização das lajes das escadas de emergência protegerá o prédio de vazamentos de água de chuva.

O Governo do Estado de São Paulo já investiu R$ 6,5 milhões em etapas anteriores do restauro.

Do Portal do Governo do Estado