4,7 milhões de alunos da rede estadual terão boletim escolar

Novo modelo de Boletim Escolar foi apresentado nesta quarta-feira, 26

qua, 26/09/2007 - 16h53 | Do Portal do Governo

Atualizada às 19h38

O governo de São Paulo apresentou na tarde desta quarta-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes o novo sistema de divulgação das notas de 4,7 milhões de alunos da rede estadual de ensino. Será um boletim impresso, entregue em todos os bimestres, para os pais ou responsáveis (também para os alunos com mais de 18 anos).

E os primeiros já foram entregues pelo governador José Serra para um grupo de alunos da Escola Estadual Marina Cintra. Serra afirmou que o novo boletim escolar será um instrumento a mais na missão de elevar a qualidade do ensino público de São Paulo. “Acredito que é uma medida útil. Ela facilita o acompanhamento por parte dos pais daquilo que acontece, porque eles têm que assinar. Eles vão acompanhar as notas por matéria”, destacou o governador.

As diretorias de Ensino contarão com impressoras especiais para imprimir os boletins. Os alunos da rede estadual já têm à disposição boletins on-line, via Internet.

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão por ano, a Secretaria Estadual da Educação irá implantar de duas a quatro impressoras laser, consideradas entre as mais modernas do mundo, nas 90 Diretorias de Ensino do Estado, de acordo com a necessidade. Este gasto já inclui estimativa de manutenção e outros gastos, como com papel. As Diretorias enviarão às escolas os boletins, que serão entregues aos pais (para menores de idade) ou aos alunos (maiores de 18 anos). As impressoras também serão utilizadas para as outras necessidades das escolas, substituindo modelos antigos hoje em funcionamento.

Rede

No semestre passado a Secretaria lançou o boletim on-line, disponibilizado na Internet pelo site www.educacao.sp.gov.br . Todos os alunos da rede estadual já têm acesso a suas notas pelo portal, digitando o número de seu Registro do Aluno (RA). Mas a pasta percebeu a necessidade de implantar o boletim impresso sendo entregue diretamente nas escolas, aos pais. No último bimestre alguns alunos das escolas estaduais receberam cópias impressas dos boletins, o que será rotineiro agora.

“É importante que os pais acompanhem a evolução dos filhos na escola. Mesmo sem acesso a internet será possível verificar o andamento das notas”, afirma a Secretária Estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

A Secretaria da Educação preparou outras mudanças já para este bimestre. Com meta de alfabetizar todas as crianças de oito anos até 2010, a pasta decidiu focar o registro de aprendizado nas 1ª e 2ª séries  em Língua Portuguesa e Matemática. Ou seja, os pais e responsáveis acompanharão, no novo boletim impresso, a evolução de seus filhos nestas áreas, fundamentais para o desenvolvimento em anos seguintes. Por fim, a Secretaria determinou que todos os professores do Estado tenham apenas um método de avaliação: notas cheias de 0 a 10.

Alunos aprovam iniciativa

Kainá Martins foi uma das primeiras alunas a receber o boletim das mãos do governador José Serra na sede do governo paulista. Minutos depois, já demonstrava aos colegas de classe o documento e fazia planos. “Quero guardar para mostrar aos meus filhos e netos”, conta a menina, matriculada na sexta série da Escola Estadual Marina Cintra.

Kainá e outros oito colegas da mesma escola deixaram a sede do governo paulista com o boletim nas mãos e com uma certeza: terão mais facilidade para acompanhar o desempenho na sala de aula. “Tirei nove em ciências”, comemora a estudante que ao correr os olhos pelas tabelas logo lamenta.“Fiquei com apenas nota um em inglês”, confessa Kainá.

Lucas Garcia da Silva, estudante da quinta série, também aprovou a iniciativa do governo estadual. “É muito legal ver no que posso melhorar”, observa o estudante que abre um sorriso ao saber que tirou oito em Artes.

Cleber Mata e Manoel Schlindwein com Secretaria Estadual da Educação