3º Batalhão de Polícia Ambiental completa 23 anos

Batalhão é responsável pelo policiamento ambiental em todo o litoral paulista

sex, 24/09/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb) completa 23 anos de atividades nesta sexta-feira, 24.  A data foi comemorada com uma cerimônia realizada na sede da unidade, no Guarujá, no litoral sul de São Paulo, quando foram entregues 24 medalhas do Cinquentenário das Forças de Paz no Brasil. A solenidade contou com as presenças de membros da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecidos como Peacekeepers ou Boinas Azuis.

O batalhão é responsável pelo monitoramento das intervenções do homem na natureza e tem entre seus principais objetivos prevenir e combater a degradação acelerada e ilegal do meio ambiente no litoral paulista.

Criado por força do decreto estadual nº 37.388, de 23 de setembro de 1987, o 3º BPAmb, além das atividades de patrulhamento ambiental, auxilia no policiamento preventivo e ostensivo para a manutenção da ordem pública, e até em salvamentos.

A unidade tem como área de atuação a região metropolitana da Baixada Santista, coberta pela 1ª Cia; a região do Vale do Ribeira, sob a responsabilidade da 2ª Cia; a área do litoral norte, atendida pela 3ª Cia.; e a região do Vale do Paraíba, coberta pela 4ª Cia. Conta, ainda, com uma Companhia Administrativa, que cuida do funcionamento da sede do 3º BPAmb. A fiscalização em todo o mar territorial – correspondente aos limites do Estado de São Paulo – é feita por um Pelotão Marítimo.

Na área do 3º BPAmb estão 13 dos 25 parques estaduais, as duas estações ecológicas federais – Tupinambás, no litoral norte, e Tupiniquins, no litoral sul -, e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, na região de Ubatuba. O efetivo do 3º BPAmb atua em 68 municípios, incluindo a região da Mata Atlântica, que funciona como um espelho para as atividades educacionais, científicas e de lazer.

Operações especiais

Por atuar em área turística, o 3º BPAmb implanta, constantemente, medidas que visam manter a ordem pública, e desenvolve programas e operações adaptadas a cada região. Também apoia e integra ações específicas, entre elas, a Operação Inverno, desenvolvida pela Polícia Militar na região de Campos do Jordão; a Operação Verão, no litoral paulista; e as operações Saturação e Visibilidade, aos finais de semana e feriados. Além das operações sazonais, participa de projetos de educação ambiental, como passeios ecológicos, plantios de mudas de árvores nativas e de campanhas, como a do agasalho.

Da Secretaria da Segurança Pública