13º Fórum Econômico Mundial da AL aborda desafios para a região

Evento sediado na capital paulista reúne líderes de empresas, governos e sociedade civil para debater oportunidades na área socioeconômica

qua, 14/03/2018 - 13h28 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou, nesta quarta-feira (14), da abertura oficial do 13º Fórum Econômico Mundial da América Latina, realizado em São Paulo. O evento deve reunir mais de 700 líderes de empresas, governos e a sociedade civil para debater desafios e oportunidades na arena socioeconômica.

“O fórum ocorre em um bom momento da economia internacional e em um período de recuperação forte do cenário econômico brasileiro. Ao mesmo tempo, existem grandes desafios na nossa região. Temos o desafio da desigualdade de renda, da abertura econômica e da segurança. A integração latino-americana é importante”, ressaltou Alckmin.

Com o tema “América Latina no Ponto de Inflexão: Criando uma Nova Narrativa”, a reunião pretende ajudar a estabelecer um novo contexto, baseado na riqueza de recursos humanos e naturais que a região apresenta, com o foco principal em liderança responsável e no bem-estar da população.

O tema também aborda a tecnologia e inovação, que serão fatores importantes para a modernização das economias regionais, o aumento da produtividade e o progresso econômico para todos.

No plenário de abertura, Alckmin reforçou a importância dos investimentos em educação para acelerar o desenvolvimento brasileiro. O debate contou com a participação do ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o presidente do Brasil, Michel Temer, o prefeito de São Paulo, João Doria, e o presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

“Investimos fortemente na educação de qualidade, especialmente na Educação Básica. No ensino infantil, o desafio é universalizar a oportunidade para crianças de zero a cinco anos, para entrarem no primeiro ano praticamente alfabetizadas”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Transformações

Para as organizações, o encontro ajudará a influenciar as transformações econômicas, políticas e tecnológicas que estão por vir. Outro tema dos debates será como a Quarta Revolução Industrial pode auxiliar a região a maximizar o potencial e promover o espírito empreendedor e ecossistema de start-ups.

“A reunião regional de 2018 será, sem dúvida, um marco para a agenda da América Latina. Com a articulação de líderes dos setores público e privado e da sociedade civil, podemos exercer uma influência coletiva sobre a narrativa da região”, disse Marisol Argueta de Barillas, chefe de Estratégia Regional – América Latina e Membro do Comitê Executivo, do World Economic LLC.

De acordo com Geraldo Alckmin, a capital paulista recebe com entusiasmo os participantes do evento. “A cidade de São Paulo sediou o primeiro World Economic Forum on Latin America pela primeira vez doze anos atrás, em 2006. Esse é um momento especial, uma reunião que representa uma grande honra para nosso país e uma oportunidade de trabalhar em conjunto com o fórum para abrir um diálogo e conscientizar as pessoas sobre os maiores desafios globais. São Paulo recebe os integrantes de braços abertos. Desejo a todos um evento excelente”, afirmou o governador.

“É uma grande satisfação para a cidade de São Paulo sediar o World Economic Forum on Latin America. A cidade é o maior centro de consumo da região. Com a retomada do crescimento, o Brasil pode apoiar a expansão da economia regional. Para o investidor internacional, é uma ótima oportunidade para conhecer as várias oportunidades de negócios no Estado e na cidade de São Paulo”, explicou o prefeito João Doria.

Ao comentar o cenário econômico, o presidente Michel Temer avaliou que o momento é de confiança para empresários e famílias brasileiras. “Há muito otimismo no Brasil. O otimismo havia desaparecido, e nós recuperamos o Brasil. O Brasil voltou para ficar”, ressaltou.

O evento também contou com as participações de Isabel Saint Malo de Alvarado, vice-presidente do Panamá, Jorge Faurie, ministro de Relações Exteriores e Culto da Argentina, Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal, e Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, além de outras autoridades da região.