Trens da CPTM terão intervalos maiores neste fim de semana

Alterações em alguns trechos vão ocorrer em razão de obras de melhorias; Linha 3-Vermelha do Metrô também terá alterações no domingo

sex, 18/10/2019 - 18h30 | Do Portal do Governo

Neste final de semana, algumas linhas da CPTM vão operar com intervalos maiores entre os trens por contas de obras de modernização e manutenção. A Linha 11-Coral terá operação normal e a 13-Jade não ofertará o Expresso Aeroporto no domingo (20).

A Linha 9-Esmeralda voltará a sofrer intervenções em razão das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. Na noite de sábado haverá aumento no intervalo médio entre os trens, e durante toda a operação comercial do domingo não haverá circulação de trens entre Santo Amaro e Berrini. Ônibus gratuitos do sistema Paese serão disponibilizados para atender o trecho afetado.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público constantes nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121. Também é possível saber a situação das linhas no site www.cptm.sp.gov.br e pelo aplicativo da companhia.

Duas linhas do Metrô terão mudanças na operação neste domingo (20) para realização de testes programados e obras de modernização. Na segunda-feira (21), todas as linhas metroviárias voltam a ter operação normal, nos horários habituais de funcionamento.

Confira a programação e planeje a sua viagem:

Sábado (19)
– Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi): das 22h até o final da operação comercial acontecerão serviços na via entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

– Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco): devido às obras da Linha 17-Ouro do Metrô nas proximidades da Estação Morumbi o intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.

Domingo (20)
– Extensão Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí): das 4h e 19h, haverá intervenções na via e no sistema de energia entre as estações Várzea Paulista e Jundiaí. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí

– Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco): durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, atenderá o trecho interrompido.

Além disso, haverá obras de modernização de via e do sistema de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Por esse motivo, o intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre Santo Amaro e Grajaú.

– Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra): das 8h30 às 18h, os serviços na via serão executados entre as estações Guapituba e Ribeirão Pires. O intervalo médio entre os trens será de 12 minutos de Brás a Mauá e de 24 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

– Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana): durante toda a operação comercial, os trabalhos estarão concentrados na via entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

– Linha 3-Vermelha do Metrô: a partir das 4h40, e pelo dia todo, a circulação dos trens no trecho entre as estações Penha e Carrão acontecerá por uma única via (singela) e com intervalos maiores entre as composições. Esta estratégia é necessária para dar prosseguimento às obras de implantação do CBTC, um moderno sistema de sinalização e controle de trens.

– Linha 15-Prata do Metrô: todas as estações permanecerão fechadas das 4h40 às 14h para realização de testes programados no sistema de controle de trens. Durante o horário de interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese, que circularão entre as estações Vila Prudente e Jardim Planalto até a retomada da circulação dos trens.