Travessia Santos/Guarujá agora conta com sete balsas

Dersa entrega embarcação reformada e a expectativa é ampliar de 540 para 630 o número de veículos transportados por hora

qui, 15/08/2019 - 14h27 | Do Portal do Governo

O sistema de travessia Santos/Guarujá, o mais movimentado do Estado, conta agora com sete balsas. A sétima embarcação foi entregue pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) em 29 de julho.

A FB-11 recebeu raspagem do casco, novos eixos e buchas, novos equipamentos de salvatagem, nova pintura e quatro novos motores, que fazem parte de um total de 30 motores zero quilômetro adquiridos no início do ano pela atual gestão da Empresa, com investimento de mais de R$ 10 milhões do Governo do Estado.

Após 70 dias de serviço para os reparos, a FB-11 teve o Certificado de Segurança da Navegação (CSN) renovado, ou seja, está devidamente vistoriada e autorizada pela Marinha do Brasil. A balsa tem capacidade para transportar até 36 veículos.

A expectativa, com a sétima embarcação, é ampliar de 540 veículos/hora/sentido para 630 veículos/hora/sentido.

Reformas e manutenções

Além da FB-11, outras sete embarcações cumprem o cronograma de reformas estabelecido pela nova gestão, sendo quatro balsas e três lanchas. Todas deverão ser concluídas de forma gradativa até o fim do ano, contemplando todas as travessias administradas pela Empresa.

Durante o Carnaval, em março deste ano, a Dersa já havia entregado outras quatro embarcações, sendo três balsas reformadas (uma para a Travessia Santos/Guarujá, uma para a Travessia Cananéia/Ilha Comprida e uma para a Travessia Iguape/Juréia) e uma lancha de passageiros para a Travessia São Sebastião/Ilhabela.

As manutenções têm sido realizadas à noite, para impactar o menos possível na operação das balsas durante o dia. Em paralelo, também já foram iniciados os estudos para a concessão dos serviços à iniciativa privada. A meta é que o sistema de lanchas e balsas comece a ser modernizado a partir de 2020.