Ampliado tratamento de esgoto para mais 1,2 milhão de pessoas em SP

ETE de Barueri, uma das maiores da América Latina, passa a tratar mais 2.500 litros por segundo; investimento é de R$ 390 milhões

qua, 07/06/2017 - 12h13 | Do Portal do Governo

A  ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barueri foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (7). A estação é uma das maiores da América Latina, capaz de tratar o esgoto de  mais 1,2 milhão de pessoas – o equivalente à população de Campinas.

“A gente fica muito feliz de, na Semana do Meio Ambiente, poder entregar a maior estação de tratamento de esgoto da América Latina”, afirmou governador Geraldo Alckmin. “Nós fizemos praticamente um quarto de todas as ETEs do Estado de São Paulo. Uma grande obra, para a saúde da população e para a preservação do nosso meio ambiente”, disse.

A ETE, que processava 9.500 litros por segundo de esgoto, passa a tratar 12 mil litros. O  investimento é de R$ 390 milhões, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e integra o Projeto Tietê.

Com isso, 216 milhões de litros de esgoto por dia deixam de ir para os
rios sem tratamento em diversos bairros do centro e das zonas sul, norte e
oeste da capital e nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das
Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco e Taboão da Serra.

Outros anúncios
Durante a inauguração da ETE Barueri, o governador Geraldo Alckmin falou sobre a criação do  BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia). “É a Rota fora de São Paulo. É o mesmo modelo de tropa de elite para a região. Teremos no batalhão 216 homens e duas mulheres, 47 viaturas grandes, fortemente armadas, para proteger a região”, revelou Alckmin.