Transexualidade é tema de documentários em evento da AEAI

Terceiro evento da agenda de direitos humanos “O Mundo que Queremos”, TRANSdocumenta começa nesta quinta-feira (28) na capital paulista

qua, 27/06/2018 - 15h34 | Do Portal do Governo

Começa nesta quinta-feira (28) a mostra TRANSdocumenta, evento da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global (ONU), que busca debater os desafios da população LGBTI+.

Com foco nas questões da transexualidade, a mostra exibe até 9 de julho uma série de documentários e filmes de longa e curta metragem, nacionais e estrangeiros, sobre os desafios da população LGBTI+ . Além da exibição dos filmes, a mostra vai reunir atividades culturais, rodas de conversa, pocket shows, lançamento de projetos e o Ocupa Diversa, feira de empreendedores LGBTI+.

A abertura da TRANSdocumenta acontece na Red Bull Station no Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ – 28 de junho. Na abertura, será lançado o projeto Memórias da Diversidade, do Museu da Diversidade Sexual, com depoimentos de pessoas LGBTIs com mais de 65 anos de idade.

Em seguida, será exibido o primeiro curta da mostra, “Estamos todos aqui”, produzido por Chico Santos e Rafael Mellin. Chico e Rafael estarão presentes na abertura para um bate papo sobre a produção do filme. Um coquetel para os participantes será servido na sequência do bate papo.

O Brasil lidera o ranking de países com mais registros de homicídios de pessoas trans; os assassinatos e suicídios (notificados) de pessoas LGBTI+s no país cresceram 30% entre 2016 e 2017, liderado pelo Estado de São Paulo com 59 mortes; 191 travestis e transexuais foram mortas no último ano e a expectativa de vida de uma pessoa trans é de apenas 35 anos.

Para o secretário executivo do Pacto Global, Carlo Pereira, o debate desta temática perpassa os princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): “A TRANSdocumenta traz à luz uma questão que precisa ser insistentemente discutida, não só no âmbito social, mas sob o ponto de vista econômico e de garantia de direitos como saúde, trabalho, educação, reconhecidos pela Declaração Universal e presentes nos ODS”.

Os ODS são um conjunto de metas globais adotado pela ONU em setembro de 2015 com prazo para implementação até 2030.

A mostra é a terceira iniciativa da agenda de direitos humanos “O Mundo que Queremos”. O #SmashTheGlass na Pinacoteca, com foco no empoderamento feminino, e o “Abolição – 130 anos depois” no Museu Afro Brasil, que abordou a abolição da escravatura e os atuais desafios da população negra, foram os primeiros eventos da agenda.

O Mundo Que Queremos

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo e a Rede Brasil do Pacto Global promovem ao longo deste ano a agenda “O Mundo Que Queremos”, que comemora os 70 anos da Declaração Universal do Direitos Humanos, assinada pela ONU em 10 de dezembro de 1948.

O #SmashTheGlass, que tratou a igualdade de gênero e violência contra a mulher, e o “Abolição – 130 anos depois”, com foco na população negra e igualdade racial, foram as primeiras ações da agenda.

Programação da mostra TRANSdocumenta

28/06 (quinta-feira)

Abertura da Mostra no “Dia do Orgulho LGBTI”
Lançamento do projeto “Memórias da Diversidade”
Lançamento da “Ocupa Diversa”
Empregabilidade Trans
Exibição do documentário “Estamos todos aqui” e conversa com os diretores Chico Santos e Rafael Mellin
Coquetel com pocket show (artista a confirmar)
Exposição de fotografias
Local: Red Bull Station

29/06 (sexta-feira)

Exibição do documentário “Last chance” (Última Chance)
Local: Museu da Diversidade Sexual

30/06 (sábado)

Exibição do documentário “Meu nome é Jacque”
Exibição do documentário “Auf der anderen Seite” (Do outro lado)
Local: Museu da Diversidade Sexual

01/07 (domingo)

13h Exibição do documentário “Meu corpo é político”
Conversa com a diretora Alice Riff
16h Exibição do documentário “Transit Havana”
Local: Casa das Rosas

05/07 (quinta-feira)

20h Exibição ao ar livre do documentário “My prairie home” (Meu Lar nas Pradarias)
Local: Casa das Rosas

09/07 (segunda-feira) – Encerramento da Mostra

Exibição do documentário “Quarto Camarim”
Exibição do documentário “Transit Havana”
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som
Festa Colaborativa
Exposição de fotografias
Local: Tokyo SP (a confirmar)