Repaginado, Terminal Metropolitano de Americana é entregue

Espaço integrará mais de 30 linhas de ônibus; infraestrutura conta com escadas rolantes, bicicletário e dispositivos de acessibilidade

sáb, 16/12/2017 - 12h36 | Do Portal do Governo

Mais acessível, moderno e amplo, o Terminal Metropolitano de Americana foi entregue neste sábado (16) com a presença do governador Geraldo Alckmin. Com investimento de R$ 23,2 milhões, o empreendimento integra o trecho Nova Odessa/Americana/Santa Bárbara D’Oeste do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares.

O terminal integra mais de 30 linhas de ônibus e conta com infraestrutura completa, que inclui bilheteria, bicicletário, seis sanitários e espaço para lojas e lanchonetes, além de escadas rolantes e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como piso podotátil e sinalizações visual e tátil de ambientes.

“É uma obra de interesse coletivo, que vai trazer mais conforto, mais segurança, melhor qualidade do serviço prestado para mais de 30 linhas de ônibus de Americana e também intermunicipais, com toda acessibilidade para pessoas com deficiência”, disse o governador. As obras foram viabilizadas por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Operação
Localizado na Avenida Antonio Lobo, ao lado da histórica Estação Ferroviária, o térreo do terminal encontra-se em operação desde maio de 2016, beneficiando diariamente mais de 35 mil usuários da Região Metropolitana de Campinas. São quatro plataformas por onde circulam 31 linhas intermunicipais que ligam a cidade de Americana à Santa Barbara D’Oeste, Nova Odessa e Sumaré, além de 33 linhas municipais.

Para os próximos meses, está prevista a entrega de 1,9 km de faixas exclusiva para ônibus na Avenida Europa, duas paradas, mais 3,1 km do corredor em Santa Bárbara D’Oeste e início das obras do viaduto João Nicolini, em Nova Odessa. “Teremos uma sequência de obras até terminar o ano que vem o corredor metropolitano, integrando Santa Bárbara, Americana até a cidade de Campinas”, afirmou Alckmin.

Consulte aqui as linhas que operam no terminal.